Congresso Brasileiro de Câncer de Pele chega a sua segunda edição

Anúncio

As sociedades médicas que respondem pelos três pilares do tratamento de um paciente com câncer: cirurgia (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO), sistêmico: quimioterapia, terapias-alvo e imunoterapia (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – SBOC) e radioterapia (Sociedade Brasileira de Radioterapia – SBRT) se unem mais uma vez na organização do II Congresso Brasileiro de Câncer de Pele.

O Congresso Brasileiro de Câncer de Pele, que pela primeira vez será presencial, acontecerá nos dias 8 e 9 de julho no WTC Events Center, em São Paulo

Com olhar multidisciplinar para o câncer de pele não-melanoma e melanoma, o evento, com três salas simultâneas de programação científica, abordará:

– A epidemiologia da doença no Brasil;

Anúncio

– A atual classificação dos subtipos;

– Estadiamento e prognóstico;

– Avanços no diagnóstico por imagem e molecular, incluindo abordagens com inteligência artificial e o manejo personalizado do paciente – de acordo com o perfil do tumor – com a mais adequada abordagem terapêutica para cada caso.

O evento reunirá palestrantes de diferentes regiões do país e de importantes Cancer Centers dos Estados Unidos.

Será um importante ponto de atualização de conhecimento e novas perspectivas para atuação dos cirurgiões oncológicos, oncologistas clínicos, radioterapeutas, cirurgiões plásticos, cirurgiões dermatológicos, cirurgiões de cabeça e pescoço, dermatologistas, patologistas e demais profissionais envolvidos no cuidado multidisciplinar ao paciente com diagnóstico de câncer cutâneo.

O cirurgião oncológico e presidente da SBCO, Héber Salvador, ressalta que o tratamento do câncer tem estado em constante evolução e esta união das modalidades diagnósticas e terapêuticas tem sido primordial para o melhor atendimento ao paciente.

Além da realização da SBCO em parceria com SBOC e SBRT, o evento também conta com apoio institucional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Dentro os principais temas do II Congresso Brasileiro de Câncer de Pele também estão Manejo do câncer de pele em transplantados/imunossuprimidos e manejo do carcinoma basocelular e epidermóide avançado e do melanoma metastático (estágio IV).

Haverá aulas também sobre cirurgia de Mohs em carcinoma basocelular, tratamento cirúrgico após diagnóstico clínico e por dermatoscopia digital e a cirurgia como tratamento local e sentinela de carcinoma de Merkel.

Haverá também reflexões e busca de melhores caminhos para equidade de acesso no SUS e sistema privado e sobre a jornada do paciente com câncer de pele no Brasil.

A programação inclui aulas sobre quando o dermatologista deve encaminhar um paciente com melanoma para o oncologista; qual paciente todo cirurgião deve encaminhar para mapeamento corporal de corpo inteiro; assim como as atuais aplicações de biópsia líquida com amostras tiradas do tumor (ctDNA).

A programação completa e todos os temas podem ser vistos em https://www.cancerdepele2022.com.br/

Serviço:

Data: 8 e 9 de julho de 2022

Inscrições: www.cancerdepele2022.com.br