O tema Educação da Mobilidade será abordado durante o Congresso SAE BRASIL 2024, nos dias 16 e 17 de outubro, em São Paulo.
O painel discutirá a atual carência de conhecimento técnico no setor e os desafios impostos pela crescente adoção de Inteligência Artificial (IA) e novas tecnologias.
Mauro Andreassa, Mentor de carreiras na Tagia Importadora, explica como o foco excessivo em IA e ciência de dados tem desviado a atenção das habilidades técnicas práticas, essenciais para o desenvolvimento do setor.
“Estamos vivendo um momento de grande entusiasmo em torno da IA e de inovações tecnológicas, mas não podemos perder de vista a importância das habilidades técnicas, que são fundamentais para o avanço da mobilidade. É necessário encontrar um equilíbrio”, afirmou Andreassa.
Além de discutir a necessidade de formação técnica sólida, o painel também se concentrará em como preparar a nova geração de engenheiros e profissionais do setor para lidar com o uso responsável dessas tecnologias.
De acordo com Mauro a responsabilidade no uso da IA hoje é tão significativa quanto a que enfrentamos com o surgimento da energia nuclear.
“Precisamos garantir que a inovação tecnológica seja acompanhada de uma formação ética e crítica sobre o impacto”, afirma.
Em relação às tendências internacionais, especialmente no que diz respeito à IA e ao desenvolvimento de novas fontes de propulsão, o debate traz a importância do Brasil se alinhar a essas inovações, mas sem perder de vista o fortalecimento das competências locais.
“Devemos estar atentos ao que acontece globalmente, mas com o desenvolvimento de nossas próprias habilidades de observação”, explica.
“Em um ambiente maduro como o da SAE, é essencial expor, testar e criticar essas ideias, para que possamos avançar com responsabilidade e inovação”, conclui.
O 31° Congresso e mostra internacional de tecnologia da mobilidade SAE Brasil, ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro de 2024, no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera.
SERVIÇO:
Data: 16 e 17 de outubro de 2024
Horário: das 09 às 18h
Local: Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera