Em constante evolução, o setor de feiras e eventos se apoia cada vez mais em ferramentas tecnológicas para melhorar as experiências e resultados de expositores e visitantes. De olho nisso, a publicação Conference News convidou a empresa britânica de montagem e estratégia digitais Skyline Whitespace para descrever quais são as 5 tendências tecnológicas para a indústria de feiras e eventos para este – e próximos – anos.
Confira:
1 – Realidade Aumentada
A Realidade Aumentada (AR) é uma ótima maneira para se conectar mais profundamente com seu público-alvo. Uma maneira totalmente nova e exclusiva de os visitantes interagirem com sua marca. A AR é especialmente útil em casos de produtos muito grandes para serem exibidos no estande. É possível usar modelos 3D, vídeos e gráficos animados para demonstrar seus serviços e permitir que os clientes potenciais vejam suas inovações de perto. Pode aindas dar vida a qualquer pessoa ou personagem fictício. A AR também ajuda a melhorar a experiência dos participantes, oferecendo jogos divertidos e interativos. As possibilidades são infinitas.
2 – Realidade Virtual
A Realidade Virtual é um ambiente artificial imersivo, gerado por computador, que atrai a atenção e cria um ótimo ponto de conversa. Há muitos headsets de realidade virtual de ponta no mercado hoje que permitem que os usuários mergulhem completamente no mundo 3D e essa tecnologia de eventos oferece uma ótima maneira de explicar sistemas complicados ou dar vida a produtos de grande escala. Seus fones de ouvido podem ser pré-carregados com conteúdo 3D já existente ou você pode criar seus próprios ambientes imersivos. Seja qual for a opção escolhida, a RV criará experiências inesquecíveis para os seus clientes.
3- Rastreamento de visitantes
A tecnologia Beacon, também chamada de iBeacon ou mapeamento de localização, foi desenvolvida para rastrear a posição do usuário em uma escala local e enviar notificações e anúncios contextuais para eles com base em sua localização. Dispositivos inteligentes – como smartphones – se comunicam através de “beacons” colocados no mundo físico por meio de um sinal Bluetooth que passa a informação diretamente para a pessoa. Esta tecnologia, no mundo dos eventos, pode ajudar a identificar o fluxo de tráfego em seu estande ou identificar áreas de baixo e alto tráfego por meio de heatmaps, por exemplo. Isso também é muito útil para as promotoras de feiras. Outra aplicação interessante é a oferta potencial de ofertas e mensagens personalizadas para os visitantes.
4- Projeção mapeada
A projeção mapeada, também conhecida como mapeamento de vídeo, é uma tecnologia de projeção que mapeia a luz em superfícies do mundo real, como edifícios, carros, palcos teatrais ou objetos internos. O software mapeia espacialmente uma superfície 2D ou 3D e interage com o projetor para encaixar a imagem em um objeto físico e se alinhar com seus exatamente com seus recursos. Em outras palavras, os objetos se tornam uma tela para a arte 3D. Ela pode ser usada para publicidade, eventos ao vivo, lançamentos de produtos ou decoração. Ele adiciona dimensões extras e ilusões de ótica que tornam objetos estáticos animados e divertidos.
5- Uma perspectiva diferente com drones
A medida que a tecnologia dos drones se desenvolve, mais indústrias estão adicionando isso em suas práticas. A indústria de eventos, em particular, está aproveitando as novas emoções e novas perspectivas que os drones podem adicionar aos eventos e feiras. Eles são usados principalmente como câmeras voadoras para capturar imagens incríveis. Os drones são perfeitos para capturar a ação de eventos de ritmo acelerado, como jogos ou corridas esportivas. As imagens capturadas podem ser transmitidas diretamente para as telas no local ou transmitidas ao vivo ou via web diretamente para os gadgets dos participantes.
Fonte: ConferenceNews