A ideia da EuroShop nasceu em 1965, quando a Messe Düsseldorf e o EHI Retail Institute (então Institute for Self – Service) decidiram criar uma nova feira, uma exposição europeia especializada no varejo. A primeira aconteceu em junho de 1966, no pavilhão de exposições Messe Düsseldorf (em Düsseldorf, na Alemanha) e contou com 331 expositores (55 de fora da Alemanha), em um espaço de 17.193 m² e com a visitação de 28.762 profissionais.
A edição mais recente realizada, em 2017, contou com 127 mil m² e ocupou dois pavilhões cheios de inovações que puderam ser conferidas por um público de mais de 140 mil pessoas. Cerca de 2.400 empresas – de 60 países – estiveram presentes.
Promovida no país pela Emme Brasil, de Malu Sevieri e Rico Azeredo, a feira alemã foi apresentada em agosto a empresários brasileiros e demais interessados em saber o que a Europa tem promovido em prol do varejo mundial.
“A EuroShop acontece a cada três anos e contamos com vários grupos, de setores diferentes, desde os que vão para visitar exclusivamente a feira, até os que vão à feira e agendam visitas técnicas em outros países, passando por grupos de associações e de câmaras comerciais. Certamente há um grupo para cada perfil de visitante, tornando a viagem altamente produtiva e divertida”, comenta Malu Sevieri.
No mesmo dia, Elke Moebius, diretora global da EuroShop, esteve presente e se mostrou muito satisfeita ao apresentar a EuroShop 2020 para que o público brasileiro possa conhecer as últimas tendências do varejo. Ela fez um retrospecto do evento ao logo desses anos. “Em 1966 Düsseldorf vivenciava um momento histórico, com grandes acontecimentos e com o nascimento do que viria a ser a maior e mais bem-sucedida feira de varejo do mundo. Hoje, mais de 50 anos e 19 edições da EuroShop depois, o varejo sabe exatamente como essa data é significativa”, comemora.
A diretora destacou que a EuroShop veio se desenvolvendo ao longo dos anos e que em 2020 contará com oito dimensões de experiência. A primeira, o Retail Marketing, é um dos focos da EuroShop e que prima pela comunicação inteligente, criativa e em 360 graus, composta de sinalização eficiente, displays e outdoors. Todos os conceitos são centrados no cliente, com soluções surpreendentes para resultarem no sucesso do negócio.
A segunda dimensão, Retail Technology, tem todos os seus esforços voltados para a dinâmica do setor varejista com inovações surpreendentes, com as últimas tendências, desde softwares de varejo, tecnologia PoS, soluções móveis e sistemas de pagamento eletrônico.
A próxima dimensão, Expo & Event Marketing traz o impacto de performances espetaculares no momento que elas acontecem, desde as inovações em stands e equipamentos, na comunicação das marcas, no design de comunicação, até a tecnologia de eventos, fazendo os negócios mais vibrantes, com total criatividade e abordagem profissional.
A quarta dimensão, Lighting, mostra o papel da iluminação no encantamento e impacto dos efeitos especiais que proporciona, com suas tecnologias e design, trazendo ideias brilhantes na busca de maior eficiência. A dimensão seguinte, a quinta, é a Visual Merchandising, já que a propaganda visual é capaz de encantar com muita criatividade, por meio da decoração, vitrines e manequins, com interação digital, possibilitado soluções inovadoras com efeitos duradouros.
A sexta dimensão, a Food Service Equipment é destinada ao setor de equipamentos para serviços voltados à alimentação e convida os clientes para a experiência de conhecer as novidades em design e tecnologia de equipamentos, soluções para culinária e gastronomia, nos mais variados negócios, de postos de combustíveis e serviços, a supermercados, shopping centers, restaurantes temáticos, ilhas gourmet e pontos de degustação.
A penúltima dimensão, Shop fitting & Store Design é voltada à montagem e design de loja e possibilita o visitante experimentar conceitos exclusivos, de equipamentos e arquitetura, a planejamento de lojas; e conta com a presença de designers internacionais com projetos exclusivos e inspirações sustentáveis.
A oitava dimensão, Refrigeration & Energy Management, propõe uma excelente eficiência com novas ideias, na automação predial de refrigeração e em unidades de refrigeração e serviços de construção, de modo a prospectar qual o desempenho no futuro do equipamento de refrigeração, como criar uma atmosfera agradável de compras e do gerenciamento de energia no futuro.
“Queremos fazer história e entreter nossos visitantes, por meio da exposição e da comunicação digital que implementamos. Nós, em conjunto com todos os nossos representantes, inclusive do Brasil, queremos oferecer a cada um de vocês uma experiência inesquecível”, completa Elke.
A EuroShop 2020 acontece em Düsseldorf, uma metrópole ultra profissional que conta com infraestrutura excepcional, ambiente descontraído, mentalidade global e autenticidade local. É o terceiro maior polo econômico da Europa e localizado em uma das regiões econômicas mais importantes da Alemanha.
Serviço
Quando: de 16 a 20 de fevereiro de 2020
Onde: Centro de Convenções Düsseldorf, Düsseldorf, Alemanha
Contato no Brasil: Emme Brasil www.emmebrasil.com.br
Site: https://www.euroshop-tradefair.com/
Fonte: Texto original e informações de Sandra Cunha, editado pelo Portal Radar