Não há dúvidas sobre a importância econômica do setor de eventos, mas os desafios de recuperação pós-pandemia não estão restritos à atração de público.
Do lado das organizações, é preciso discutir ônus e bônus dos avanços tecnológicos e questões ligadas ao desenvolvimento humano. É neste cenário que o Congresso MICE Brasil anuncia sua programação de 2023.
GENTE E GESTÃO NO MICE
Segundo o levantamento da UBRAFE, o setor de eventos, incluindo a divisão corporativa, movimenta mais de 50 setores da economia.
Isso, claro, tem uma influência grande na geração de empregos diretos e indiretos, além de oferecer a dimensão da expressiva rede de trabalhadores dedicados às realizações.
“O capital humano é o ativo mais importante de uma corporação, tão importante quanto os temas, locais e estruturas”, diz Marcello Baranowsky, diretor do Grupo EBS, responsável pela Feira EBS, que tem o Congresso MICE Brasil na programação.
“É uma força motriz que precisa de direcionamento estratégico para que os eventos possam alcançar seus públicos na totalidade e verdadeiramente impulsionar negócios”, completa.
Considerando diferentes perfis de profissionais para o setor, os temas deste ano oferecem uma jornada completa, do comportamental aos novos padrões.
Especialistas de mercado discutirão, por exemplo, a questão da empatia, já que os eventos são feitos por pessoas para pessoas.
Isso inclui cuidados com os contratados, refeições, área de descanso, prazo de pagamentos, entre outros aspectos. Além da palestra, essa abordagem será estendida para um workshop.
Com o apoio da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, o Congresso MICE traz um painel sobre “Gestão humanizada: Cuidado e a Retenção de Pessoas no Pós Pandemia”, com um debate entre líderes do mercado de live marketing.
Eles abordarão as estratégias de retenção, cuidado com a saúde mental e o impacto do movimento de trabalho híbrido.
Para essa mesa redonda, Heloisa Santana, da AMPRO, Cibele Valença, da FAS Advogados, e Priscila Facchini, da MKT House.
PRATICAR ESG, VIVENCIAR ED&I E GERAR LUCRO É POSSÍVEL
Seja por inspiração na Agenda 2030, documento da Organização das Nações Unidas que estabelece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou pela necessidade de alinhamento com novas direções de mercado, empresas de diferentes setores correm para alinhar suas atuações às políticas de ESG.
Na área de eventos, não é diferente. Seja na busca por maior diversidade nos quadros de colaboração até a destinação dos resíduos gerados, ainda há muito a ser trabalhado.
Entre as abordagens do Congresso, estão os temas “Praticar ESG, vivenciar ED&I e gerar lucro” e “ESG em hotéis”.
Além disso, o primeiro dia terá destaque para “O caminho do segmento MICE em eventos carbono neutro”.
“O assunto ganha escala dia a dia, mas queríamos trazer um recorte específico, mostrando as alternativas para os eventos corporativos, que têm suas particularidades”, aponta Baranowsky.
“Serão insights sobre o processo, que passa pelo cálculo do impacto ambiental e a escolha da melhor forma para reduzir e compensar as emissões de CO₂”, completa.
O especialista convidado é o Paulo Octávio Pereira de Almeida, diretor executivo da Ubrafe, que também explanará sobre o movimento internacional Net Zero Carbon Events.
AVANÇOS TECNOLÓGICOS PARA REALIZAÇÃO E GESTÃO
Como um dos principais objetivos do Congresso MICE é conectar os participantes às principais tendências mundiais, haverá uma apresentação focada só na “experiência de profissionais de eventos nos maiores festivais de inovação e tecnologia do mundo”.
Neste painel, os convidados discutirão como aplicar localmente alguns avanços que já impactam o setor no mundo.
“IA transformará completamente os eventos e o papel do gestor para sempre”. Essa é outra explanação com objetivo de mostrar o potencial dos recursos digitais como ferramentas de impulso, desmistificando questionamentos sobre substituição da força humana.
A moderação será de Sandra Veloso, gerente executiva da Associação Latino Americana de Gestores de Viagens e Eventos Corporativas.
Entre os convidados está Nei Grando, especialista em Inteligência Artificial, Camilo Barros, VP Latam Client Partnerships na Vidmob, e Rodrigo Cezar, Project Manager na Roche.
A lista de todos os temas, a programação completa e o formulário de inscrição para o Congresso MICE 2023 estão disponíveis no site oficial.
Serviço
Data: 31 de maio e 1 de junho de 2023
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereço: Av. Rebouças, 600, Pinheiros – São Paulo
Credenciamento e informações: https://feiraebs.com.br/