Convocação do concurso de arquitetura para os espaços de feiras de Montjuïc

Anúncio

A Comissão do Centenário da Exposição Internacional de 1929 aprovou a convocação do concurso de projetos arquitetônicos para a remodelação de vários palácios no recinto de feiras de Montjuic.

A decisão foi tomada após a primeira reunião da Comissão, composta pela Prefeitura de Barcelona, pela Generalitat de Catalunya e pela Fira de Barcelona, que também aprovou impulsionar a criação de um consórcio para gerenciar e promover as atividades e celebrações comemorativas.

O concurso internacional de arquitetura será lançado em 15 de maio e tem como objetivo transformar o espaço de Montjuic em um local de feiras urbano, moderno e icônico na Europa.

Serão valorizados os projetos que visem otimizar as instalações de feiras, tornando-as mais modernas, flexíveis e versáteis, segundo os critérios de eficiência, digitalização e sustentabilidade do século XXI.

Anúncio

O concurso abrange três áreas de atuação. Uma delas inclui a renovação e ampliação do Palácio 1 e a construção do novo Palácio Multifuncional no local dos atuais Palácios 4 e de Congressos.

Esta nova instalação, com 19.500 m² de área de exposição, será de dois andares e planejada para receber salões, congressos e eventos corporativos.

Será um novo edifício emblemático, referência das tendências arquitetônicas atuais, integrado ao eixo da Avenida Maria Cristina.

Outra área contempla o design do novo Palácio de Congressos a ser construído no atual Palácio Alfonso XIII.

O novo edifício deverá preservar os elementos históricos catalogados e desenvolver uma instalação moderna, com um auditório de grande capacidade.

Além disso, está prevista a transformação do antigo Palácio do Vestido, hoje parte do Palácio 8, para abrigar o Fira Innovation Hub, onde grandes empresas, PMEs, startups, centros de pesquisa e universidades poderão desenvolver soluções inovadoras.

A primeira fase das obras, que inclui a construção do novo Palácio Multifuncional e a transformação do Palácio Alfonso XIII, envolve um investimento de mais de 215 milhões de euros, a ser realizado pela sociedade Fira 2000.

Além disso, a intervenção no Palácio do Vestido terá um custo estimado de 40 milhões de euros.

JÚRI DE RECONHECIDO PRESTÍGIO

Para selecionar as propostas vencedoras de cada uma das três áreas, conforme a Lei de Arquitetura da Catalunha, será realizado um processo de seleção de candidaturas dividido em duas fases.

Na primeira fase, será avaliada a capacidade técnica e econômica das equipes de arquitetura internacionais inscritas, selecionando-se cinco por área de atuação.

Na segunda fase, um júri composto por arquitetos de reconhecido prestígio internacional, presidido por Josep Lluis Mateo, autor de projetos como o CCIB e a Filmoteca de Catalunya, entre outros, estudará todos os projetos apresentados e escolherá o vencedor de cada uma das três áreas.

As equipes selecionadas serão responsáveis pela elaboração dos projetos básicos e executivos. Prevê-se que as obras estejam concluídas em 2029, coincidindo com o centenário.

O processo contará também com a participação de uma Comissão Técnica composta por profissionais dos campos do urbanismo e do patrimônio histórico, que assessorarão o júri.

Leia mais em: https://portalradar.com.br/barcelona-celebrara-o-centenario-da-exposicao-internacional-de-1929/