Já está agendada para os dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2023, a 16ª edição da Coopershow, principal vitrine de tecnologia do Vale Paranapanema, organizada pela Coopermota.
A Coopershow é realizada em Cândido Mota, no Campo de Difusão de Tecnologia da cooperativa.
Na última edição, mais de 120 expositores participaram do evento, com a demonstração de produtos vinculados a diferentes setores agrícolas.
“Reunimos o que há de mais moderno no que se refere à tecnologia voltada para o agronegócio”, enfatiza o superintendente comercial da Coopermota, Sandro Amadeu.
Além das tecnologias voltadas para as atividades relacionadas com os grãos em geral, a Coopershow traz para o agricultor, uma série de inovações.
Para tanto, conta com a presença de empresas de máquinas e de prestação de serviços relacionadas ao campo.
Além disso, traz ainda a apresentação de soluções voltadas para a pecuária, um segmento que tem ganhado espaço no evento, bem como a ovinocultura.
No próximo ano, a piscicultura, com certeza também será um dos focos de atenção das demonstrações realizadas no local.
100% DE ENERGIA FOTOVOLTAICA
Uma usina com estrutura de solo, formada por cerca de 200 placas fotovoltaicas está sendo instalada no recinto de realização da Coopershow, em Cândido Mota.
O empreendimento tornará a 16ª edição da feira 100% autossustentável. O equipamento vai gerar uma média de 13.000 kwh, com uma potência de sistema de 110kwp.
A energia solar vem sendo um recurso importante para a contenção de gastos e de investimento em sustentabilidade ambiental por muitos setores da economia.
Este envolvimento vem sendo cada vez mais abrangente entre as feiras agropecuárias.
As placas fazem parte de um dos novos negócios da Coopermota voltados à sustentabilidade e geração de renda ao produtor rural, por meio da Coopermota Solar.
A Coopermota comercializa equipamentos fotovoltaicos há pelo menos dois anos e o empreendimento ganhou amplitude expressiva em 2022.
Conforme dados da Coopermota Solar, as placas de geração de energia possibilitam uma economia de até 95% sobre o valor da conta de luz e os módulos têm vida útil superior a 25 anos.
Segundo divulgação, os projetos de energia solar podem ser direcionados tanto para o campo quanto para a cidade, com vantagens e economia em todos os casos.
“Estamos levando a usina para a Coopershow de forma a incentivar e mostrar para clientes cooperados e visitantes, os benefícios deste sistema que é sustentável e mais barato”, finaliza o coordenador da Coopermota Solar, Alexandre Murbach.