Duas semanas após o início do mundial, além da mudança de humor do brasileiro e da mídia em geral, alguns dados começam mostrar o poder do evento.
A Embratur estimou em 1 milhão o número de postos de trabalho criados no país por conta do Mundial. Projeções divulgadas pelo Banco Central do Brasil também mostram que nos primeiros 18 dias do mês de junho, os estrangeiros que aportaram no país já deixaram US$ 365 milhões em gastos, movimentando a economia.
Sem dúvida, o turismo tem sido um dos segmentos mais beneficiados pelo Mundial. Dados divulgados pelo Ministério do Turismo mostram que o faturamento médio das empresas cresceu 7,1% entre janeiro e março.
A Copa no Brasil deve acrescentar R$ 9,7 bilhões do PIB e movimentar R$ 20,7 bilhões no país, de acordo com estudo do Ministério. Os números foram projetados tendo como base os 600 mil estrangeiros e 3,1 milhões de brasileiros que estarão em viagem pelo país durante o Mundial.
A presidente da ABEOC Brasil – Associação Brasileira de Eventos, Anita Pires, foi enfática ao defender a Copa 2014 durante o lançamento do 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos – o Eventos Brasil 2014.
“FIFA, governo, tudo isso é passageiro, a única coisa que é perene é a nação brasileira e é para ela que nós temos que torcer. Torcer para termos uma Copa que apesar dos problemas vai ser maravilhosa, torcer para que os brasileiros saibam aproveitar as oportunidades desse grande momento para gerar negócios, cidadania, e que todos juntos construam um país digno”, alertou.
Mercado de Eventos e qualificação
Para o presidente da Abeoc SP, Osvaldo Barbosa, é preciso investir na qualificação do setor de eventos para que de fato haja um legado com toda a repercussão atingida com a Copa 2014.
O Brasil tem se destacado no cenário mundial de realização de eventos. O País subiu 10 posições no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA) de 2003 a 2013, saltando da 19ª para a 9ª posição entre os países do mundo que mais recebem congressos e convenções associativas.
O total de eventos realizados no Brasil neste período saltou de 62 para 315, e o número de cidades que sediaram esses encontros aumentou de 22 para 54.
A ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE Nacional e com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), está desenvolvendo o Programa de Qualidade ABEOC BRASIL SEBRAE – Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos.
O Programa, que se estende até o final deste ano, está investindo R$ 3 milhões em 12 Estados e tem o objetivo de preparar as empresas da cadeia produtiva de eventos para uma gestão focada em resultados e serviços de qualidade.
Cerca de 240 empresas já participam do Programa que também prevê a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil SEBRAE. Serão realizadas auditorias da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a partir de agosto de 2014.
SERVIÇO
Eventos Brasil 2014 – 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos
Quando: 7 e 8 de dezembro de 2014 – das 8h às 18h
Onde: Centro de Convenções Rebouças- São Paulo – SP
Site: www.eventosbrasil.org.br