Se na Europa a Alemanha é um exemplo ao combate do COVID-19 e autorização de realização de seus eventos, na Ásia a Coréia do Sul é o modelo a ser seguido. O país foi rápido em responder à crise causado pelo novo coronavírus e tem aproveitado para reativar sua economia – enxergando no turismo e eventos um caminho a se seguir.
Eventos internacionais foram realizados recentemente no final de fevereiro e, em Seul, o centro de convenções Kintex e o Coex são exemplos a seguir para as melhores práticas para realizar seus eventos com segurança e higiene pedidos pelo atual cenário. A experiência de ter passado nos últimos tempos por outras duas grandes pandemias – SARS e MERS – auxiliou a Coréia do Sul a ter um know how de como fazer para seguir em frente. Mas mais que isso, os tempos difíceis colaboram para que o governo compreendesse a importância do M.I.C.E. para reativar a economia após grandes crises.
Uma vez extintas as restrições de viagens internacionais, a Coréia deve poder voltar a um novo normal mais rápido que a maioria dos outros países. E para este novo momento, o país se apoia no trabalho de seus conventions bureau para acelerar a realização de eventos.
O KoreaMICE Bureau ampliou seus programas de apoio a eventos qualificados, assim como os CVBs regionais. Os planejadores são convidados a tirar proveito da subsídios adicionais e serviços especiais. Na capital, o CVB de Seul reduziu o número inicial de participantes de conferências e eventos necessários para se qualificar para ter seu suporte, enquanto Busan está oferecendo fundos para ajudar nas taxas de cancelamento, além de fornecer suporte para reuniões digitais/virtuais.
PLUS SEOUL
Já existente antes da pandemia, o programa PLUS SEOUL facilitou algumas condições para os organizadores que solicitam assistência, com o número mínimo de delegados internacionais necessários para a qualificação de um evento agora reduzido de 500 para 200.
As conferências adiadas e organizadas dentro deste ano devem receber 10% a mais de apoio financeiro pré-aprovado. Os números de qualificação também foram reduzidos de 50 para 20 em reuniões corporativas e visitas de incentivo. Novas opções de suporte também incluem bebidas personalizadas de boas-vindas de Seul, cabine de fotos no local, serviços de aluguel de robôs e desenvolvimento de aplicativos para eventos.
A cidade de Incheon está apoiando empresas relacionadas ao turismo – afetadas pela Covid-19 – com a expansão de seu fundo de estabilidade gerencial para pequenas empresas de 65 bilhões de won para 150 bilhões de won.
O mesmo acontece em Busan, que agora oferece suporte de até 1,5 milhão de won para grupos que tiveram que cancelar seus eventos devido ao Covid-19. O suporte se aplica a taxas de multa por cancelamento e taxas de serviço para taxas de seguro pré-pagas.
A cidade também fornecerá até 2 milhões de won para equipamentos de segurança relacionados ao Covid-19 (máscaras, desinfetantes para as mãos etc.) para eventos realizados em Busan.
Já o programa de suporte especial de Gangwon CVB em tempos de COVID-19 está aberto a inscrições até 31 de julho de 2020 e, novamente, possui uma escala de suporte com números de delegados de qualificação reduzidos para conferências internacionais, incentivos e reuniões corporativas.
O KoreaMICE Bureau também está coordenando com os CVBs regionais durante esse período para ver como eles podem ser apoiados para preparar novos programas para quando a situação se resolver.
Fonte: CMW