Corferias celebra seus 70 anos gerando um impacto econômico equivalente a 4,7% do PIB de Bogotá

Anúncio

O Centro Internacional de Negócios e Exposições de Bogotá (Corferias), completa 70 anos de história sendo um importante motor econômico para a Colômbia.

Um estudo realizado pela Fedesarrollo, o principal centro de pensamento na Colômbia, revela números importantes sobre a contribuição desta organização para o desenvolvimento econômico e social do país.

Os resultados do estudo se concentram no ano de 2023 e destacam o impacto significativo das atividades de feiras, eventos e congressos desta importante entidade.

Em Bogotá, o valor agregado gerado pela Corferias em 2023 alcançou 17,2 trilhões de pesos colombianos, o que representa 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade.

Anúncio

“A contribuição de Corferias para o PIB de Bogotá é um claro indicativo de seu papel como facilitador de conexões de negócios e promoção da inovação em diversos setores econômicos, além do papel que desempenha como mobilizador de investimentos e emprego no país”, afirmou o Presidente de Corferias, Andrés López Valderrama.

Como a Corferias opera eventos em outras cidades do país, o estudo incluiu o impacto desta entidade em cidades como Medellín e Barranquilla, evidenciando que:

– Em Medellín, a organização apoiou a geração de um valor agregado de 2,6 trilhões de pesos, equivalente a 3% do PIB da cidade, enquanto em Barranquilla, essa cifra chegou a 1,1% do PIB local.

“Esses resultados demonstram como as atividades de feiras impulsionam o crescimento econômico não só em Bogotá, mas também em outras cidades do país nas quais a Corferias expandiu suas atividades na última década,” comentou Luis Fernando Mejía, Diretor Executivo da Fedesarrollo.

Em nível nacional, a atividade da Corferias contribuiu com quase 20 trilhões de pesos para a economia da Colômbia em 2023, o que representa 1,3% do PIB nacional.

Este resultado foi consequência de um crescimento sustentado ao longo das últimas duas décadas.

O valor agregado total da corporação passou de 7,1 trilhões de pesos em 2004 para 19,9 trilhões em 2023, medido em pesos reais de 2023, o que evidencia o impacto e a crescente importância desta entidade.

“O crescimento da Corferias não só superou o ritmo da economia colombiana, mas triplicou seu valor agregado desde 2004, consolidando-se como um motor chave para a economia do país,” destacou Rafael Puyana, Pesquisador Associado da Fedesarrollo e líder do estudo.

Além do impacto econômico, a Corferias foi um motor significativo de emprego na Colômbia. Em 2023, a atividade da Corferias promoveu a criação de 62.184 empregos, com 69,3% desses novos postos de trabalho concentrados em empresas unipessoais, micro e pequenas.

“A criação de empregos pela Corferias é vital para o bem-estar de milhares de famílias e para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas em todo o país”, finalizou López Valderrama.