Customização e tecnologia estão entre as principais tendências do varejo, aponta Missão Ablac NRF

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O comportamento do consumidor mudou drasticamente nos últimos anos; entender e adaptar-se a esta realidade, hoje, é uma questão de sobrevivência para o varejo. O grupo de lojistas que integra a Missão Ablac NRF está bebendo na fonte o conhecimento para aplicar novas tecnologias a seus pontos de venda com foco na jornada de compra do consumidor.

Juntamente com executivos da Francal e Ablac – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados, estes lojistas estão acompanhando as palestras e exposição da NRF 2020 – Retail’s Big Show, que terminou ontem (14), em Nova Iorque.

Para Wesley Barbosa, consultor de Varejo da Francal e coordenador da Missão Ablac NRF, duas tendências ficaram evidentes logo nas primeiras apresentações do evento. A primeira é a customização: o consumidor quer ser tratado como único, prefere produtos “sob medida” e que de alguma forma representem seus gostos e atitudes pessoais.

A segunda é a tecnologia: embora esteja presente no varejo há anos, a inovação a serviço do consumidor é uma realidade irrefreável. “Ouvimos numa das palestras que, até o final deste ano, 80% do mercado americano vai praticar o omnichannel, ou seja, o consumidor compra na loja e recebe em casa, compra pela internet e retira na loja, entre outras modalidades”, ressalta Barbosa.

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Outros pontos destacados pelo consultor são: experiência do consumidor dentro da loja física, utilização do Big Data de forma inteligente, empoderamento dos colaboradores, busca de relevância junto aos clientes, engajamento tanto da equipe de vendas quanto do consumidor, e oferta de serviços agregados ao produto.

Sobre experiência de compra no ponto de venda, o diretor de Negócios da Francal, Fernando Ruas, cita o exemplo da Nordstrom, rede americana de lojas de departamentos com produtos de alto valor agregado.

“Eles vêm fazendo muitas coisas diferentes, como deixar o ambiente das lojas mais clean, usar recursos sensoriais, dar tratamento VIP para os clientes, criar espaços exclusivos… Enfim, várias experiências que vão além da simples compra”, elenca. “Por conta disso, a Nordstrom vem se destacando e é um caso de sucesso aqui na NRF 2020, com participação em várias palestras”.

Visitas técnicas

Ao término da NRF 2020, os integrantes farão um circuito de visitas técnicas ao varejo de ponta de Nova Iorque nos dias 15 e 16, com enfoque voltado para calçados e bolsas, e curadoria da Fundação Getulio Vargas, por meio do seu Centro de Excelência em Varejo.

A Missão Ablac NRF 2020 é a primeira ação do ano da Francal Ablac Show, uma parceria entre a Francal e a Ablac para impulsionar o mercado calçadista o ano todo de forma coordenada. Outras ações incluem eventos pós NRF 2020 (fevereiro), Rodadas de Negócios em Franca/SP (abril) e Novo Hamburgo/RS (setembro), a Francal Ablac Show 2020 (1 a 3 de junho), em São Paulo, Francal Ablac Show – Salão Alto Verão (24 e 25 de agosto), também em São Paulo, a criação do Conselho Consultivo da Cadeia do Calçado e participação em feiras regionais por todo o País.