Foi publicada no Diário Oficial do Município de São Paulo desta sexta (14) a exoneração do secretário David Barioni Neto, que acumulava a pasta do Turismo da cidade de São Paulo e o cargo de presidente da São Paulo Turismo (SPTuris).
A frente da SPTuris desde 2017, Barioni passou a ocupar a Secretária de Turismo da cidade de São Paulo logo após a sua criação pelo prefeito Bruno Covas, em agosto deste ano. Segundo o Diário Oficial, a exonerações foi “a pedido”. Para a Secretaria de Turismo, o prefeito designou Orlando Lindório de Faria, que era secretário executivo da secretaria de Segurança Urbana.
Para o lugar de Barioni na SPTuris, quem assume o cargo é André Sanches, diretor da entidade.
David Barioni Neto iniciou sua carreira em 1979 na Vasp (Viação Aérea São Paulo S.A.), onde foi comandante e, mais tarde, gerente-geral de instrução, chefe de equipamentos e “checador” de aeronaves. Ainda na aviação, entre 2001 e 2007 foi vice-presidente técnico da Gol Linhas Aéreas e entre 2007 e 2009 foi presidente executivo da TAM Linhas Aéreas.
Entre 2010 e 2011, foi presidente executivo da Facility Group e em 2015 foi nomeado presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), onde permaneceu até junho de 2016.
Em julho do mesmo ano, assumiu a presidência da Ageo Terminais e Armazéns Portuários, onde permaneceu até o fim do ano, quando foi convidado a assumir a SPTuris pelo prefeito João Doria Jr.
Participou ainda de diversos conselhos consultivos e de administração de empresas, entre elas, Riopar, Instituto Ayrton Senna, rede Pague Menos, Integral Médica e grupo Julio Simões.