Foram sete dias de Rock In Rio 2024, somando mais de 750 artistas e 500 horas de experiência na Cidade do Rock, reunindo um público de 730 mil pessoas.
“Celebrar 40 anos do Rock in Rio é uma verdadeira homenagem à capacidade que a música e a cultura têm de unir pessoas em paz e harmonia e de mostrar novas possibilidades”, celebrou Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World.
“Foi um evento de paz, onde milhares de pessoas se reuniram, vibrando de felicidade e compartilhando momentos inesquecíveis, mostrando na prática que um mundo melhor é possível”, completou.
Em uma edição marcada pela comemoração de 40 anos do festival, o público foi o grande destaque e veio de diversas partes do país e do mundo.
Cerca de 46% do público do festival veio de fora do estado do Rio de Janeiro, vindo de 31 países diferentes. Conheça alguns dos números deste evento.
GOURMET SQUARE
Passaram mais de 130 mil pessoas ao longo dos dias de festival. Foram produzidas e vendidas mais de 7 toneladas de comida durante os 7 dias de festival.
O item mais pedido foi a pizza de calabresa e, em segundo lugar, vem o sanduíche de costela, que foi a grande surpresa, e em terceiro a lasanha de costela.
Foram 322 mil unidades da Coca-Cola, 190 mil unidades de água Crystal, 290 mil unidades de Schweppes Mixed, 500 mil latas de Red Bull, 80 mil copos de refil de café da Três Corações.
Ainda: mais de 1 milhão e 100 mil chopes vendidos, que resultaram em mais de 520 mil litros de chope consumidos.
Foram consumidas 7 toneladas de molho Hellmann’s, 161 mil hamburgueres e 30 mil milk-shakes do Bob’s, 150 mil chocolates KitKat (loja e venda de ambulantes), 65 mil pizzas da Domino’s e 50 mil Cup Noodles.
Foram vendidos mais de 30 mil espetinhos no Espetto Carioca, mais de 35 mil sanduiches e frangos fritos do Hot ‘n Tender.
A Bacio di Latte vendeu 33 mil sorvetes, o Vulcano, mais de 24 mil sanduiches e a Pastel do Rio, mais 23 mil pasteis.
Foram consumidas 23 mil batatas no cone, 17 mil cachorros-quentes da Geneal, mais de 12 mil hot dogs da Seara, 5 mil frangos crocantes da Seara, 10 mil sanduiches da Bimbo.
O Cheia de Graça comercializou 10 mil sanduiches e 6 mil polentas, 10 mil esfihas do Nasaj, 4,5 mil pastéis de nata da Casa das Natas, mais de 3 mil açaís do Porto do Sabor e mais de 2 mil castanhas glaceadas.
ESTRUTURA
Na parte estrutural, os números não deixam por menos e são grandiosos:
– Mais de 110 quilômetros de fios elétricos e tubos hidráulicos; 90 mil m² de grama artificial, 112,8 toneladas de cenografia e 2 mil m² de led espalhados pela Cidade do Rock.
Foram disponibilizados também 1.018 cabines de banheiros e 176 bebedouros. A Roda Gigante, um ícone do Rock in Rio, recebeu aproximadamente 27 mil pessoas.
Já 23 mil pessoas foram no Mega Drop, enquanto o Discovery recebeu 21 mil, a Montanha Russa 6.900 e a Tirolesa 8.200 pessoas.
Nesta edição, o festival também irá leiloar 40 guitarras assinadas, com verba revertida para a Ação da Cidadania e Gerando Falcões.
ROCK IN RIO CLUB
Um dos grandes destaques do festival foi o Rock in Rio Club, espaço exclusivo que reuniu superfãs do festival. O Club ofereceu uma estrutura de alto nível para até mil pessoas simultaneamente.
Contou com atrações como fastpass para brinquedos, acesso VIP a camarins e backstage, além de mais de 500 ações diárias.
A gastronomia foi outro ponto forte, com o Chef Elia Schramm, detentor de uma estrela Michelin, servindo quase 50 refeições por dia. No total, 14 mil pessoas passaram pelo Club.
A estreia da Babilônia Feira Hype no festival contou com 50 expositores de forma rotativa nesses 7 dias. Os acessórios fizeram sucesso e foram os queridinhos para complementar o look do público.
ACHADOS E PERDIDOS
Durante os sete dias de Rock in Rio 2024, além das experiências marcantes, muitos objetos de valor foram esquecidos pelos fãs e encaminhados para a Central de Achados e Perdidos.
Entre os itens mais comuns estão celulares, relógios e documentos, além de outros objetos pessoais como chaves, óculos, roupas e calçados.
Até o momento, a Central já devolveu 39 documentos e 8 celulares, além de 14 itens diversos, como relógios, óculos e roupas.
No entanto, ainda há 23 documentos, 13 celulares e 38 itens diversos aguardando retirada pelos proprietários.
Além disso, 296 documentos, 6 celulares e 136 outros itens estão disponíveis para busca no site da Fazenda Perdidos, onde os donos podem consultar e solicitar a devolução de seus pertences.
SUSTENTABILIDADE
Pela primeira vez no festival, aconteceu uma operação de copos reutilizáveis, em parceria com Heineken, Red Bull, Coca-Cola, Schweppes e Braskem, incentivando o consumo consciente e o descarte correto. N
a primeira venda, foram 604.880 copos com bebida, seguido de 1.393.292 compras de bebida, pois usaram o copo no reuso. Foram mais de 150.000 copos recolhidos, lavados e que retornaram para operação.
Na área VIP, foram 1,5 toneladas de copos recolhidos para reuso. Com a ação, o festival deixou de gerar mais de 14 toneladas de resíduos.
Até o último sábado, a Comlurb recolheu 288,5 toneladas de resíduos da parte interna do Rock in Rio, sendo 129,8 toneladas de materiais potencialmente recicláveis.
Destes recicláveis, 50% já foram triados por 81 catadores e catadoras da Rede Movimento e apoio técnico da ANCAT.
Com parceria da rastreabilidade da Startup Reutiliza Já, parte desses materiais estão prontos para comercialização, demonstrando o esforço contínuo para minimizar o impacto ambiental e fortalecer a economia circular, mostrando a eficiência do processo de reciclagem.
Além dos resultados ambientais, a operação tem gerado um impacto direto na inclusão social. Um total de 81 postos de trabalho foram criados, com a participação de cinco cooperativas.
O valor da diária dos catadores envolvidos na ação aumentou em 195% em relação ao salário-mínimo nacional, mostrando a relevância do evento para a geração de renda dessas comunidades.
A operação também contribui diretamente para o cumprimento de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo a erradicação da pobreza (ODS 1), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) e redução das desigualdades (ODS 10).
Além disso, ações voltadas para cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e consumo e produção responsáveis (ODS 12) reafirmam o compromisso do Rock in Rio com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
A organização anunciou também os ganhadores do Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável, que desde 2008 já premiou mais de 40 parceiros (patrocinadores, apoiadores, media partners e fornecedores) pelas suas práticas sustentáveis.
A definição dos vencedores foi realizada pela Deloitte, parceira de ESG do festival, que se baseou nas atitudes sustentáveis das empresas que se candidataram, dentro e fora da Cidade do Rock, levando em consideração tópicos como:
– Mobilidade, energia, gestão de água, cadeia de valor, gestão de resíduos, reutilização e reciclagem, condições de trabalho, comunicação com o público, espaço e legado.
Nesta edição, na categoria “Patrocinador”, o vencedor foi Doritos da PepsiCo Brasil, já na categoria “Parceiro, Operador e Fornecedor”, o vencedor foi a Best Ocupacional. A Globo foi a ganhadora na categoria “Apoiador e Media Partner”.
Crédito da imagem: Rita Seixas / Rock In Rio