A Sustainable Event Alliance (SUA), fundada em 2009 por um grupo de profissionais de eventos especializados em sustentabilidade no setor, apresentam o guia de boas práticas “Reusables at Events Hygiene – Global Best Practice Guidelines”.
O guia, que conta com a parceria do Green Events International, Greener Festival e Oceanic Global, detalha as melhores práticas para a implementação de utensílios “reutilizáveis” de forma consistente e segura em eventos e locais como entretenimento ao vivo, música, festivais e eventos esportivos, tendo a segurança e o benefício ambiental em sua essência.
As diretrizes reforçam que a saúde e a segurança em eventos não precisam ter um custo para o meio ambiente. Com as preocupações de higiene em torno do COVID-19 em primeiro lugar, as diretrizes visam garantir que itens reutilizáveis, como copos e utensílios de cozinha, sejam implementados de acordo com os padrões globais de boas práticas de higiene.
As diretrizes
O projeto nasceu através do hackaton global da SUA, realizado em abril de 2020, onde 800 representantes da indústria de eventos se reuniram para analisar os riscos e oportunidades de #buildbackbetter enquanto planejamos como podemos emergir como indústria desta crise global do COVID-19 .
“A pandemia da COVID-19 desencadeou uma discussão global sobre como garantir a segurança dos sistemas reutilizáveis em uma crise de saúde pública. Reunimos informações com base na melhor ciência disponível, padrões existentes e orientações de profissionais de saúde pública e comprovamos que sistemas reutilizáveis em eventos e espaços de eventos podem ser usados com segurança, empregando higiene básica”, explica Christie Kamphuis, membro da Sustainable Event Alliance.
Ao analisar os conselhos de saúde e segurança de todo o mundo, algumas verdades importantes são reveladas nas diretrizes e ajudarão a reforçar a confiança do organizador do evento em manter seus materiais reutilizáveis e não voltar ao uso único, especialmente plásticos de uso único.
1) Os itens reutilizáveis são seguros para uso
2) Os itens descartáveis de uso único não são mais seguros para o uso
3) Os itens descartáveis de uso único não estão sendo especificamente promovidos pelas autoridades de saúde como preferenciais.
4) Calor e detergentes são medidas eficazes para inativar vírus.
Itens descartáveis, incluindo plásticos, madeira, papel e outros materiais compostos, não são inerentemente mais seguros e causam problemas adicionais de saúde pública quando descartados.
Vírus e bactérias podem existir em várias superfícies, independentemente de serem descartáveis de uso único ou reutilizáveis. O benefício dos produtos reutilizáveis é que, ao contrário dos itens descartáveis, eles são limpos e higienizados de acordo com rígidos padrões de segurança alimentar e podem continuar a ser usados, eliminando desperdícios desnecessários e gerando um resultado positivo para o meio ambiente.
As diretrizes são flexíveis, adaptáveis e escalonáveis para atender aos diversos requisitos de implementação de um evento, local ou fornecedor com benefícios ambientais e de segurança em seu núcleo e são baseadas em padrões existentes e evidências reunidas em todo o mundo, destinadas a gerar garantia, transparência e responsabilidade pelos consumidores, indústria e governos.
O guia e mais informações (em inglês) está disponível em thrive.sustainable-event-alliance.org/global-reusables-at-events-hygiene-standard/rh-declaration/