Com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Brasil marcou presença na GITEX Global 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
Vinte empresas brasileiras tiveram a oportunidade de participar da Missão de Internacionalização promovida pela Agência, entre os dias 15 e 20/10, e puderam expor seus trabalhos na feira.
A GITEX é um dos maiores eventos de tecnologia no mundo e contou com um estande brasileiro, organizado pela ApexBrasil.
As startups selecionadas para exibir seus serviços e produtos puderam entrar em contato com potenciais investidores e compradores de variados mercados, especialmente do Oriente Médio, Norte da África e Ásia.
Com o objetivo de aproximar as startups participantes do mercado local e de potenciais investidores e compradores, a ApexBrasil promoveu durante a feira a sessão Spotlight Brazil, para destacar o ecossistema brasileiro de tecnologia e inovação.
O painel contou com palestrantes de diferentes áreas, incluindo representantes de startups, investidores, governo e o meio acadêmico.
Os conteúdos apresentados possibilitaram destacar o Brasil como player global com grande potencial no setor.
O painel contou com a participação do Embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Sidney Leon Romero, e da Chefe do Escritório da ApexBrasil em Dubai, Tatiana Riera.
Além da presença no estande brasileiro, as empresas selecionadas para integrar a missão da ApexBrasil participaram de visitas técnicas para imersão no ecossistema de inovação dos EAU e de reuniões virtuais prospectivas e de negócios.
Oportunidades
A participação na GITEX propiciou a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre a empresa brasileira INFRACITIES e a TERRAX, sediada em Abu Dhabi, nos EAU.
As empresas cooperarão no desenvolvimento de tecnologia sustentável: já que a brasileira com foco em infraestrutura e mobilidade, e a emirática em transformação de resíduos em produtos para construção, eventos e logística.
A parceria facilitará a construção de Cidades Inteligentes Sustentáveis, a partir do desenvolvimento em conjunto de projetos voltados para a sustentabilidade social, ambiental e econômica.
Outra oportunidade para as startups participantes da missão foi integrar a competição de pitches da GITEX. Entre as 20 empresas brasileiras, três foram selecionadas para competir na SuperNova Challenge, batalha de pitches promovida na feira com representação de empresas de diferentes países.
Entre 1800 startups, de 100 países diferentes, a startup Medkan – ecossistema integrado para pacientes, médicos e empresas de saúde – se classificou como semifinalista da categoria Mobility and smart cities disruptor.