No último mês de Dezembro, a Delta Air Lines (NYSE:DAL) e a Aeroméxico (BMV:AEROMEX) aceitaram a ordem final emitida pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT – singa em inglês) concedendo as companhias aéreas imunidade antitruste e permitindo que estabeleçam um acordo de cooperação conjunta.
Este é um acordo histórico que estabelece a maior aliança transfronteiriça entre o México e os Estados Unidos, ampliando assim, a concorrência e os benefícios aos clientes de ambas as companhias aéreas.
Após serem preenchidas as condições solicitadas pelo DOT e pela Comissão Federal de Concorrência Econômica do México, o acordo irá permitir que a Aeroméxico e a Delta coordenem esforços para aperfeiçoar a experiência de viagem com a ampliação de destinos e frequências, horários de conexões aprimoradas e operações ininterruptas.
O acordo também visa o aprimoramento na experiência em solo, permitindo que as companhias aéreas tenham localizações próximas e invistam em instalações aeroportuárias, melhorando portões de embarque e lounges. Ambas irão ainda ampliar as iniciativas de vendas conjuntas e marketing.
A Delta terá uma sólida presença nos Estados Unidos por meio de seus hubs em Atlanta, Detroit, Los Angeles, Minneapolis –St. Paul, Nova York, Salt Lake City e Seattle; já a Aeroméxico oferecerá um maior acesso ao México por meio de seus hubs em Cidade do México, Monterrey e Guadalajara.
Fonte: Llorente y Cuenca