POR VANESSA CHIARELLI SCHABBEL
Os eventos corporativos se tornaram cada vez mais essenciais no ambiente empresarial, representando uma estratégia eficaz para empresas que buscam impulsionar o networking, engajamento e, até mesmo, acelerar seu crescimento.
Quando bem estruturados e com foco estratégico, esses eventos podem gerar resultados significativos, como o fortalecimento da marca, aumento da produtividade e melhoria nas relações com clientes e colaboradores.
Não é necessário que os eventos corporativos sejam complexos ou de grandes dimensões para gerar um impacto real. Há muitos mitos e equívocos que cercam esses eventos. Eles podem ser planejados de forma eficiente e alinhada com os objetivos da empresa.
Com isso em mente, compartilho 5 equívocos comuns e esclarece as verdades sobre eventos corporativos.
Mito 1 – Os eventos corporativos são apenas para grandes empresas
Realidade: A empresa que faz o evento corporativo baseado no orçamento disponível. Independentemente do tamanho, o principal objetivo dos eventos corporativos é agregar em algo na organização.
Empresas pequenas podem fazer eventos corporativos mais discretos, como por exemplo, ações como workshops ou encontros de networking, permitindo a criação de conexões mais significativas.
Mito 2 – Eventos corporativos são apenas para diversão e não têm impacto real
Realidade: Eventos corporativos podem ter momentos de lazer e descontração, mas seu objetivo principal é gerar resultados positivos para a empresa, como fortalecer a marca, melhorar o relacionamento com clientes e aumentar o comprometimento dos funcionários.
Quando bem-feitos e planejados, os eventos podem trazer um impacto significativo no crescimento e na cultura interna da empresa.
Mito 3 – Eventos virtuais não têm o mesmo impacto que os presenciais
Realidade: Eventos virtuais são tão benéficos quanto os presenciais, eles têm algumas vantagens, como alcance global, menor custo logístico e flexibilidade.
Com a tecnologia que temos hoje, é possível criar eventos virtuais interativos e dinâmicos que geram participação e interesse dos funcionários, além de um impacto positivo para a empresa.
Mito 4 – Eventos corporativos são apenas para grandes conquistas
Realidade: Claro que as empresas podem e devem celebrar grandes conquistas, mas os eventos corporativos podem servir para outras ocasiões, como treinamento de equipe, construção de uma cultura organizacional forte, alinhar os departamentos internos e até mesmo comemorar pequenas conquistas.
Mito 5 – Eventos corporativos são caros e não valem o investimento
Realidade: Como já dito, o evento é baseado no orçamento disponível, então não necessariamente precisa ser algo grandioso e chamativo.
Um evento bem planejado focando no que realmente beneficiará a empresa pode gerar um retorno significativo, como o fortalecimento da marca e fidelização de clientes.
*Vanessa Chiarelli Schabbel é diretora-executiva da Bop Comunicação Integrada