O parque de exposições Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Portugal, foi palco de 3 eventos simultâneos na última semana: Salão Imobiliário de Portugal (SIL), a Tektónica – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas e a Intercasa – Living & Design.
Assim como ocorreu na Portugal Smart Cities Summit, Antonio Manuel Brito (Diretor da New Events), participou destes eventos e contou ao Portal Radar como foi.
“Estas três feiras ocuparam 10 mil m² deste pavilhão. Normalmente elas ocupavam 40 mil m², mas em virtude da pandemia foram trazidas para um pavilhão só. É o que é possível ser feito e, na realidade, demonstra que é possível realizar feiras com segurança e que as pessoas continuem a realizar seus negócios”, comenta.
Brito observou para o Portal Radar três questões principais: técnicas, de segurança e higienização.
Os eventos contaram com uma cabine de desinfecção na entrada, bem como controle de fluxo e limitação do número de pessoas dentro do pavilhão. “Essa limitação é uma limitação regulamentar em que nossa lei diz que não pode ter mais de uma pessoa por cada 20m². O que não minha opinião é algo ridículo, porque na realidade não permite ter neste pavilhão de 10 mi m² mais de 500 pessoas de forma simultânea, o que é ilógico”, aponta.
Sem sinalização e com via de mão dupla, os corredores eram largos, com as pessoas podendo circular livremente. Os estandes estavam organizados da mesma forma, sem diferenças em termos de layout. As portas de emergências permaneceram abertas para a circulação do ar.
No final da feira foi instalada uma praça de alimentação com todas as condições de segurança que eram possíveis, trazendo os sabores de Portugal.
Com cerca de 100 expositores presentes, a feira contava com alguns espaços livres e distanciamento nas conversações que aconteciam nos estandes.
“É o que podemos ter no momento, mas representa uma retomada do mercado e da nossa indústria, para mostrarmos que as feiras são possíveis e importantes para a economia”, finaliza Brito.
Acompanhe abaixo em imagens o relato de Antonio Brito: