Uma pesquisa que rastreou o impacto da pandemia Covid-19 na indústria de exposições internacionais forneceu uma perspectiva otimista para o setor.
Encomendada pela Messe Frankfurt Middle East (MFME), que realiza grandes eventos como Automechanika Dubai, Intersec e Beautyworld Middle East, a pesquisa foi realizada pela GRS Explori em abril de 2021 e reuniu 2.132 profissionais de mais de 110 países.
Importância crescente
A notícia positiva para a indústria é que 75% dos entrevistados acreditam que as exposições serão tão ou mais importantes do que eram antes do COVID, com a maioria dos entrevistados citando a falta de alternativas para as oportunidades de negócios presenciais oferecidas por feiras setoriais.
“Esta é uma validação clara do potencial de negócios das feiras comerciais como plataformas para descobrir novos produtos, serviços e fornecedores que poderiam escapar dos radares”, disse Simon Mellor, CEO da Messe Frankfurt no Oriente Médio.
Além disso, 66% dos entrevistados estão planejando viajar de avião a negócios este ano, em linha com os esforços governamentais em andamento para abrir mais corredores de viagens internacionais, facilitar a restrição de quarentena e estimular o turismo – tanto para MICE quanto para lazer.
Quando questionados se os entrevistados acreditam que a situação do COVID-19 está estabilizada ou melhorando – promissores 73% responderam com o último, enquanto outros 83% insistiram que se sentem confortáveis em viajar a Dubai para assistir a exposições.
“O que estamos vendo é uma mudança em direção a uma mentalidade de volta aos negócios, com pessoas ansiosas para começar a participar de exposições novamente”, acrescenta Mellor.
“As medidas de segurança para eventos atuais que temos em vigor, juntamente com os esforços contínuos do governo para tornar todos o mais seguros possível, tiveram um impacto realmente positivo nos níveis de participação, entrega e aumento de nossos portfólios de feiras tradicionais.”
Sentimento de segurança aumenta
A pesquisa indica um aumento no sentimento em relação à segurança pessoal em comparação com setembro do ano passado, bem como uma elevação de 10% – até 74% – no número de empresas agora sancionando viagens ao exterior para o negócio.
Cerca de 60% dos entrevistados, que eram em sua maioria proprietários de empresas, executivos de alto escalão e gerentes seniores e intermediários, disseram que compareceriam a uma exposição até o final do ano.
Aqueles que não planejam participar de uma feira comercial no próximo ano citaram os riscos à saúde relacionados às viagens e a necessidade de quarentena ao voltar para casa como considerações importantes.
Quando questionados sobre os principais motivos da participação em exposições, 53% dos entrevistados afirmam que é para atender clientes existentes, com outros 50% identificando novos leads como um fator determinante na participação.
Dubai recebe voto de confiança
Com uma classificação de apoio de 83%, Dubai liderou uma lista de oito principais destinos de feiras internacionais em termos de valor de conforto para executivos de negócios, enquanto 47% dos entrevistados sentem que a situação da Covid nos Emirados Árabes Unidos melhorou nas últimas semanas.
Em março 89% dos entrevistados em uma pesquisa independente, encomendada pelo Dubai World Trade Centre, apelidou Dubai como “o destino mais seguro do mundo”.
Nos últimos nove meses, os Emirados Árabes Unidos sediaram com sucesso uma série de exposições de grande escala, como GITEX Technology Week, Gulfood e Arabian Travel Market.
Esses ‘megaeventos’ foram realizados com os mais altos padrões de segurança possíveis, com os participantes e partes interessadas reforçando consistentemente o desejo de voltar aos negócios em um ambiente seguro e controlado.
Embora a confiança esteja aumentando, o relatório identificou uma série de medidas de segurança importantes para os entrevistados, incluindo o fornecimento de EPI / desinfetante; regulação do comportamento dos organizadores do evento; garantias sobre as melhores práticas de distanciamento físico/social; participantes sendo vacinados e sem casos novos na cidade/país de exposição.