Dubai terá cluster internacional de zona franca dedicado a esportes e entretenimento

Os Emirados Árabes Unidos também são pioneiros no desenvolvimento de Zonas Econômicas, com mais de 40 Zonas Francas focadas em diferentes setores.

Agora está chegando mais uma, a ISEZA, que será o primeiro cluster empresarial dedicado aos esportes e entretenimento dentro de uma Zona Franca em Dubai.

Ela funcionará como um polo de negócios voltado para o setor, facilitando o licenciamento de atividades específicas nas áreas de esportes e entretenimento, e promovendo um ecossistema colaborativo único para apoiar e acelerar o crescimento da indústria.

A indústria esportiva de Dubai contribui com aproximadamente US$ 2,5 bilhões por ano para a economia do país e a ISEZA atuará como um centro especializado de apoio ao setor de negócios esportivos e de entretenimento em expansão nos Emirados e em toda a região do Oriente Médio.

Anúncio

A Zona oferecerá uma plataforma unificada para o licenciamento de empresas em setores já estabelecidos, como gestão e marketing esportivo, organização de eventos, representação de talentos, mídia e transmissão.

Também apoiará o crescimento de áreas emergentes, como e-sports, tecnologia esportiva com inteligência artificial e tokens de fãs.

A ISEZA abrigará uma ampla gama de participantes da indústria, incluindo marcas globais, ligas e franquias esportivas, detentores de direitos e investidores, agências de esportes e talentos, artistas, personalidades da mídia e do esporte, influenciadores digitais e profissionais das indústrias criativas.

A ISEZA oferecerá suporte corporativo e jurídico abrangente, adaptado às necessidades de seus membros, trabalhando em estreita colaboração com autoridades-chave dos Emirados Árabes Unidos, como o Ministério do Esporte, o Conselho de Esportes de Dubai, o Comitê Olímpico Nacional dos EAU, entre outros.

“O lançamento da ISEZA dentro da Zona Franca do DWTC promoverá um ecossistema dinâmico, capacitando empresas, startups e empreendedores dos setores esportivo e de entretenimento a prosperarem”, aponta Khaled AlFahim, Vice-Presidente de Gestão de Ativos e Investimentos do Dubai World Trade Centre (DWTC).

“Os membros da ISEZA se beneficiarão da localização privilegiada da nossa premiada Zona Franca, no coração do distrito comercial da cidade, da facilidade na abertura de empresas e do acesso a oportunidades valiosas de networking por meio do nosso diversificado calendário de eventos e exposições”, completa.

O executivo resume que, ao atrair negócios focados em esportes e entretenimento, será reforçado o status de Dubai como um polo global de negócios e contribuindo para o crescimento do setor esportivo em alinhamento com a Agenda Econômica de Dubai (D33).

A Zona também atrairá organizações esportivas regionais e internacionais, como federações, associações e ligas, tanto em esportes já consolidados quanto em modalidades emergentes.

Localizada no One Central, no dinâmico distrito comercial de Dubai, a ISEZA moldará o futuro do crescimento da indústria de esportes e entretenimento nos próximos anos, tornando-se o novo centro de gravidade para empreendedores, profissionais, entusiastas e talentos da área.

“Essa iniciativa terá um grande impacto social ao criar um ambiente único para sediar exposições esportivas, museus, programas acadêmicos e projetos comunitários nas áreas do Dubai World Trade Centre e da Expo Dubai”, finaliza o CEO da ISEZA, Damir Valeev.