Secas, desertificação, inundações. Os fenômenos extremos ameaçam cada vez mais o continente africano e a necessidade de abordagens e soluções tecnológicas verdes é da maior relevância e urgência.
Temas que também serão discutidos durante as conferências internacionais na 26ª Ecomondo, principal feira do Italian Exhibition Group (IEG) para a economia verde na Europa.
O evento será realizado de 7 a 10 de novembro de 2023 com 1.500 marcas expositoras em 28 pavilhões que ocupam todas as instalações do Rimini Expo Center, na Itália.
Na pauta estão desde processos tecnológicos para travar as alterações climáticas, até projetos financiados pela UE que visam uma (bio)economia azul mais circular no Mediterrâneo. Outro assunto será Crescimento Verde de África.
A feira contará com a participação de todas as cadeias de abastecimento verdes, numerosas delegações de grandes compradores, jornalistas, associações e representantes institucionais de todo o mundo.
No dia 9 de novembro está agendado o “Fórum Verde da África”, organizado pela RES4Africa e pelo Comité Técnico-Científico da Ecomondo, com a participação da Comissão Europeia.
A conferência, com oradores institucionais e uma grande delegação de profissionais do continente africano, irá destacar as interligações entre os sistemas hídrico, energético e alimentar, revelando modelos de negócio e mecanismos de financiamento capazes de aumentar a produtividade econômica na África.