“Oportunidades em épocas de ajustes” será o assunto abordado por Luiz Carlos Mendonça de Barros durante o XI ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos em São Paulo
Inflação, aumento do dólar, PIB negativo, desemprego, recessão econômica, falta de credibilidade no Governo – a crise brasileira. O ano de 2016 ainda nem começou e este tem sido o tema de todas as discussões. Não é necessário entender de finanças ou economia, basta ir às compras, conversar com os amigos ou mesmo andar pelas ruas do país. São lojas e empresas fechando, um desemprego não visto há mais de 20 anos, a nota de risco do Brasil sendo rebaixada, investidores internacionais que antes viam o país como destino, agora o retiram de sua rota, ou seja, um cenário cinzento para o primeiro mês do ano.
Porém, os brasileiros precisam aprender a superar as crises, quebrando este ciclo negativo que estão vivendo. É necessário entender que tudo esta interligado. Se as empresas deixam de investir por precaução, a população deixa de comprar por medo, o país para e a economia fica estagnada. Por isto, quem souber enxergar fora deste contexto, talvez seja o grande ganhador do ano. É neste momento que o ESFE se coloca como espaço de discussão, de avaliação, de como se reinventar.
Durante o dia 23 de fevereiro, no WTC Events Center em São Paulo, o mercado de eventos e o trade turístico se reunirá para assistir a apresentação de Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES e Ministro das Comunicações em 1998, no governo FHC, com o tema “Oportunidades em épocas de ajustes”, que terá como debatedores: Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau; Marco Ferraz, presidente da CLIA-ABREMAR; Roberto de Lucena, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo; Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo – ABIH-SP; e Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista.
Luiz Carlos Mendonça de Barros é um dos mais respeitados economistas e articulistas do País. Graduado pela USP em Engenharia de Produção e doutor em economia pela Unicamp. Foi responsável pela avaliação para Beiqi Foton Motor Co. Ltd., em 2009, da possibilidade de instalação de uma filial da maior fabricante de veículos comerciais da China no Brasil. Mais do que avaliar a entrada da empresa chinesa de caminhões no Brasil, Mendonça de Barros propôs aos executivos representar a marca. Certo de sua decisão, com recursos próprios, investiu na construção de uma fábrica, em um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados na cidade de Guaíba, no Estado do Rio Grande do Sul. Hoje ocupa o cargo de presidente da Foton Caminhões.
Além da palestra Magna que será conduzida por Luiz Carlos Mendonça de Barros, o evento ainda conta com os painéis de Feiras e Eventos e, Infraestrutura e Destinos. Dividido em três painéis, o Fórum tem Octavio Neto, jornalista e CEO do Grupo Radar de Comunicação, como moderador.
Ligia Amorim, diretora geral da NürnbergMesse Brasil e 1ª vice-presidente do capítulo América Latina da UFI – The Global Association of the Exhibition Industry, encabeçará o painel Feiras e Eventos, com o tema “Por que feiras em tempos de crise?” e contará coma participação de Damien Timperio, diretor geral do São Paulo Expo; Paulo Ventura, diretor superintendente do Expo Center Norte; Jean-François Quentin, presidente da UBM Brazil; Marcelo Vital Brazil, presidente do conselho de administração da UBRAFE; e Juan Pablo de Vera, presidente Reed Exhibitions Alcantara Machado.
Já o painel Infraestrutura e Destinos trará Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, falando sobre a: “Agenda positiva das Olimpíadas e benefícios para o turismo”. Os debatedores serão: Nilo Sergio Felix, Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro; Milagros Ochoa Koepke, diretora do escritório comercial do Peru no Brasil; Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional; Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA; e Tarcisio Gargioni, vice-presidente Comercial & Marketing da Avianca.
Em sua 5ª edição, o Fórum do Setor de Feiras e Eventos acontece em paralelo ao XI ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos, considerado o mais importante evento do Brasil neste segmento e ponto de encontro da elite do mercado de eventos e turismo de negócios.
O XI ESFE é organizado pelo Grupo Radar e espera receber em 2016 cerca de 1.000 participantes e mais de 70 marcas entre expositores, patrocinadores e apoiadores. Já estão confirmados como patrocinadores as empresas: Hotma, Red-Star Vivace, Verde-Leasing, Expo Center Norte, Levy Restaurants e Programasom. No Lounge de exposição o visitante poderá encontrar: Centro de Eventos Pro Magno, Rede Windor Hotéis, Rede BHG, Pepita Consultoria, Nautika, Transamérica Hospitality Group, Transamerica Expo Center, Centro de Convenções Frei Caneca, Alitalia, Centro de Convenções SulAmérica, Royal Palm Plaza, Centro de Convenções Rebouças, Interação, Grupo Latam, GL Events, Rede IHG, São Paulo Center, Costa Brava Turismo, Lufthansa, Turkish Airlines, Rede Meliá, Rio Convention, Paradise Golf & Convention, Hard Rock Hotels ,Inylbra, Braztoa e seus associados, entre outros. Além de destinos nacionais e internacionais como: Turks and Caicos, Palm Beach, Saint Lucia, Puerto Vallarta, Los Cabos e Riviera Nayarit.
Mais informações do Encontro estão disponíveis no site: www.esfe.com.br
Serviço:
XI ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos e 5º Fórum do Setor de Feiras e Eventos
Quando: 23 de fevereiro de 2016
Onde: Golden Hall – WTC Convention Center
Endereço: Av. das Nações Unidas 12.551
Site: www.esfe.com.br
Sobre o Encontro do Setor de Feiras e Eventos
O Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE), um dos principais encontros sobre o setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos do Brasil, promovido pelo Grupo Radar de Comunicação. O ESFE pretende promover ideias criativas, reunir líderes e abordar o crescimento do setor de Turismo de Negócios, baseando-se em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo.
Sobre o Grupo Radar de Comunicação
Comandado pelo publicitário e jornalista Octavio Neto, o Grupo Radar de Comunicação é uma empresa multimídia, focada no setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos. Há mais de 20 anos atuando nestes setores, o Grupo Radar de Comunicação é uma plataforma eficiente de informação e geração de negócios através de importantes ferramentas como: Radar Television (programa que vai ao ar todas às segundas, às 23h, na Rede CNT); Radar Magazine (revista bimestral e bilíngue que apresenta as novidades das Feiras de Negócios que acontecerão em seus meses de circulação e notícias do mundo corporativo); Portal Radar (notícias quentes sobre Turismo de Negócios); Encontro do Setor de Feiras e Eventos (evento nacional de relacionamento que conta com exposição, ciclo de palestras e homenagens) e o International Trade Fairs and Events Meeting (evento internacional de relacionamento que já foi realizado por duas vezes em Orlando (EUA), República Dominicana e Aruba).
Conheça mais sobre nossas plataformas acessando nossos canais na internet: www.portalradar.com.br – https://issuu.com/revistaradarmagazine e www.facebook.com/gruporadarcomunicacao.
Sobre Octavio Neto
O publicitário e jornalista Octavio Neto, é um dos pioneiros na cobertura jornalística de feiras de negócios. Em mais de 21 anos de atuação neste segmento, já visitou 5.000 feiras e outros 3.000 eventos, acumulando cerca de 27 mil entrevistas com empresários, organizadores e autoridades públicas.
Em 1993 e 1994, percebeu um ramo até então inexplorado na televisão: a cobertura de feiras de negócios. O que o fez criar em 1995 o Radar Television. Desde então o programa nunca mais saiu do ar e foi transmitido por diversas emissoras e atualmente está na Rede CNT, todas as segundas a partir das 22:50 horas. Do Radar Television nasceu o Grupo Radar de Comunicação.
Informações para imprensa:
MM Agência – (11) 2769-7743
Elaine Mandarino – [email protected] Tel: (11) 99113-7122
www.mmagencia.com.br