Com o objetivo de apontar caminhos e soluções para os principais desafios da vida escolar no Brasil pós-coronavírus, entre 13 e 19 de julho, será realizado o Educa Week 2020, considerado um dos principais eventos da área da Educação do País.
Em sua quinta edição, o Educa Week será totalmente on-line e gratuito. No total, serão realizados mais de 30 painéis com a participação de 70 especialistas, entre líderes do setor, autoridades e educadores, que vão debater o futuro da educação no Brasil, além de compartilhar experiências de sucesso de ensino e aprendizagem na pandemia.
Na agenda do evento, estão pautas importantes como: “A reabertura das escolas ao redor do mundo”; “Protocolo do retorno às aulas”; “Como diminuir o gap entre escolas públicas e privadas”; “O papel da tecnologia na transformação da educação”, “Gestão educacional e inovações no pós-covid-19”; “O que devemos saber sobre as ciências do cérebro na Educação”, “Pilares fundamentais para a alfabetização”, “Como os pais e a família podem contribuir ainda mais na educação dos filhos pós-covid-19”; “Tendência dos novos formatos e do ensino híbrido no pós-pandemia”; “Cases de avaliações virtuais durante a pandemia”; “Adaptação dos sistemas educacionais”; “O papel da felicidade na educação”; “Os impactos das novas diretrizes nacionais para a educação escolar bilíngue”; “Inadimplência, descontos e questões críticas nas escolas particulares”; “O que muda na compra e venda das escolas no pós-pandemia”; “Os desafios da educação dos alunos com necessidades educacionais especiais”, entre outros.
O Educa Week 2020 contará com a presença de nomes importantes no cenário da Educação como Tabata Amaral (cientista política, deputada federal e ativista pela educação), Ana Maria Diniz (presidente do Conselho do Instituto Península), David Uip (médico infectologista e um dos maiores especialistas em doenças infecciosas do Brasil), Andreas Schleicher (diretor da OCDE e responsável pelo Programa Internacional Pisa de Avaliação de Alunos), João Campos (ativista pela educação e deputado federal por Pernambuco), entre outros nomes de peso.
O evento é uma realização do Educational Leaders (Grupo de Líderes Educacionais) e da SD Student Travel e conta com o apoio do Instituto of Technology and Education (Iteduc). “O objetivo é compartilhar conhecimento com educadores, pais, gestores educacionais e público em geral, que se interessa por discutir o futuro da educação no Brasil”, diz Marcos Talarico, fundador do Educational Leaders e CEO da SD Student Travel.
Dos painéis de discussão participam, ainda, diretores de algumas das mais tradicionais escolas particulares do Brasil, como os colégios Avenues School (SP), Bandeirantes (SP), Beit Yaacov (SP), Bernoulli (MG), Dante Alighieri (SP), Energia (SC), Farias Brito (CE), Farroupilha (RS), Galois (DF), GGE (PE), ISO (PB), Marista Arquidiocesano (SP), Poliedro (SP), Rio Branco (SP), Santo Américo (SP), São Luís (SP) e Vértice (SP), além de diretores e executivos dos maiores grupos educacionais do Brasil, como Mario Ghio, diretor-presidente da Somos Educação, Bruno Elias, CEO do Eleva Educação, e Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações educacionais da SAS Plataforma de Educação.
Ensino público, inclusão, tecnologia e famílias serão destaques
Haverá debates sobre a educação pública nos novos tempos, com a participação de Alexandre Silva (head do Google for Education), Heloisa Morel (diretora executiva do Instituto Península), Tabata Amaral (parlamentar e ativista pela educação), Guilherme Lichand (professor da Universidade de Zurique) e Vitor de Angelo (secretário de Estado da Educação do Espírito Santo). Em pauta, estarão “Cases de sucesso em escolas públicas durante a crise do covid-19” e “Como diminuir o gap entre escolas públicas e particulares”.
Dedicado também às famílias, o evento traz os painéis “Como os pais e a família podem contribuir ainda mais na educação dos filhos pós-covid-19” e, ainda, “Processos autodestrutivos, suicídios e bem-estar durante o pós-covid-19”. Para debater sobre esses temas estarão Roberta e Taís Bento (SOS Educação), Tiago Tamborini (psicólogo especialista em comportamento de crianças e adolescentes) e a Karina Fukumitsu (psicóloga e especialista em processos autodestrutivos e suicídios).
Sobre tecnologias voltadas para educação, Vera Cabral, diretora de Educação da Microsoft Brasil participa de painel específico sobre o tema.
Para falar sobre os desafios da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, estarão Zan Mustacchi (médico geneticista e pediatra e um dos maiores especialistas em Síndrome de Down no Brasil), João Campos (deputado federal por Pernambuco e ativista pela educação), Roseli Olher (supervisora de educação do Instituto Jô Clemente – antiga Apae/SP) e Claudia Hakim (palestrante e professora na área de superdotação, dupla excepcionalidade e direito Educacional).
Espiritualidade nas escolas também estará na pauta, e contará com as falas de Tadashi Kadomoto, terapeuta transpessoal e do rabino Samy Pinto.
Prêmio Destaque Educação 2020
Durante o Educa Week serão anunciados os vencedores do prêmio Destaque Educação, criado para reconhecer os cases de sucesso na educação durante a primeira fase da pandemia Brasil. Serão sete categorias, sendo que, no decorrer do evento, serão anunciados os 10 finalistas de cada uma.
Education Fair
O Educa Week também será o ambiente para uma feira virtual gamificada, a Educational Fair, com produtos e serviços apresentadas em vídeo e com experiências interativas, por meio de softwares e/ou aplicativos.
Para acompanhar o evento, que acontece durante uma semana inteira e é aberto a toda a população, basta acessar www.educaweek.com.br.