O perfil das negociações, não apenas no Brasil, mas no mundo, está em constante mudança, com players cada vez mais exigentes e buscando sempre a melhor relação entre inovação tecnológica, lucratividade e custos administráveis. No setor metroferroviário essa tendência não é diferente. Muito pelo contrário.
Empresas que oferecem tecnologia de ponta para o transporte de cargas e passageiros por trilhos são as que marcarão presença na 21ª NT Expo, principal evento do setor, que acontece em março, na capital paulista.
No comparativo com a última edição da feira, realizada em 2017, a participação desse tipo de empresa cresceu mais de 10%, o que se explica, entre diversos fatores, à retomada dos investimentos no modal ferroviário – decorrente, no Brasil, da greve dos caminhoneiros, que parou, literalmente, o País -, além de outros investimentos já divulgados pelo governo Bolsonaro, no Ministério de Infraestrutura que cuidará da pasta.
Estima-se que sejam injetados R$ 7 bilhões em concessões de ferrovias, aeroportos e terminais portuários. Adicionalmente, houve migração de passageiros para o modal metroferroviário, indicando uma tendência de demanda a curto prazo por maior capilaridade de linhas de metrôs e trens que deve aquecer toda a indústria.
Além de levar a expositores, tomadores de decisão e aos quase 5 mil profissionais do setor esperados para visitar o evento o que há de mais novo em peças, equipamentos, componentes, dormentes, material rodante, vagões e via permanente (estrutura que consiste nos trilhos, fixadores, laços ferroviário e lastro), a NT Expo propõe também uma forte oferta de tecnologia, automação, consultoria e uma vasta gama de serviços especializados.
Mais de 80 marcas de 10 países participam do evento este ano.
Durante a NT Expo, realizada agora no São Paulo Expo, será possível encontrar as novidades e soluções para as demandas específicas da cadeia de transporte metroferroviário.
No universo de empresas que participam da NT Expo estão representados China, EUA, Itália, Espanha, Suécia, Chile, Áustria, Rússia e Suíça, tais como Jiangsu International Hi-Tech, Minmetals, LB Foster Company, Simmons Machine Tool Corporation, entre outras.
A edição de 2019 da NT Expo acontece com a chancela de um número maior de entidades apoiadoras: são 17, três a mais que em 2017.
Elas representam o mercado de alumínio, construções metálicas, indústria ferroviária em geral, indústria de máquinas e equipamentos, engenheiros ferroviários, transportadores, usuários do transporte de carga e de passageiros, além de inspeção, normas técnicas, sindicatos e universidade.
Rodada de Negócios
Por conta da mudança de pavilhão, agora a NT Expo dispõe de uma área de exposição maior, além de espaço exclusivo para os eventos de conteúdo, cuja programação será divulgada em breve.
Outra novidade da NT Expo 2019 e que a feira acontece simultaneamente à 25ª Intermodal South America, maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, beneficiando-se da sinergia entre expositores e visitantes. Durante a NT está programada também a realização da Rodada de Negócios, em parceria com a ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos).
Serviço:
Data: 19 a 21 de março
Horário: Das 13 às 21 horas
Local: São Paulo Expo