A Embratur está retomando as relações com a Adventure Travel Trade Association (ATTA), maior associação de empresas do ecoturismo no planeta.
De acordo com a Embratur, a relação havia se rompido nos últimos 3 anos “devido ao negacionismo do antigo governo a respeito da devastação ambiental no Brasil.”
Como resultado dessa reaproximação, a Embratur e a ATTA realizarão três grandes eventos, em diferentes cidades brasileiras, para promover o ecoturismo, até 2026.
A parceria também prevê a criação de um plano de cooperação para produzir e distribuir conteúdo de forma conjunta para públicos interessados no segmento.
A ATTA ainda vai realizar ações de capacitação de mão de obra e a qualificação de micro e pequenos negócios que atuam no ecoturismo de aventura.
As relações foram retomadas durante encontro entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o CEO da Associação Shannon Stowell, a vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Gabriella Stowell, e o vice-presidente de Desenvolvimento e Produtos, Gustavo Timo.
De acordo com dados da ATTA, o setor movimenta US$ 787 milhões por ano.
Segundo Gabriella Stowell, a promoção dessas ações e a presença em eventos do setor é fundamental para o Brasil reposicionar sua imagem após quatro anos de isolamento e se reintegrar com o mercado do ecoturismo de aventura.
“A renda que o turista traz fica no destino visitado, gera emprego e renda no local. Não como acontece no turismo de massa, que parte do dinheiro não fica na comunidade”, apontou.
“Estamos falando de um tipo de turismo comprometido, com a sustentabilidade e com impacto positivo que ele gera nas localidades visitadas. A gente quer sonhar grande junto com a Embratur”, finalizou Stowell.
Crédito da imagem: Axel Kammann/Embratur