Embratur elabora ações para alavancar o país no segmento MICE após novo ranking da ICCA

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Posicionar o Brasil como protagonista no segmento MICE (meetings, incentive, conferences and exhibitions/reuniões, incentivo, conferências e exposições) está entre os objetivos da nova gestão da Embratur.

Durante a última semana a International Congress and Convention Association (ICCA) apresentou seu ranking anual e mundial de destinos de turismo de negócios que colocou o Brasil na 25ª posição.

A nova colocação pode ser vista com olhos positivos, ainda que seja uma discreta movimentação. O país subiu duas posições, se comparado ao ano anterior.

A atual direção da Agência criou uma gerência para promover este segmento e confia que o país tem grande potencial para atrair mais eventos internacionais – já foi o 7º do mundo.

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Uma estratégia da Embratur para alavancar o Brasil na tradicional lista será incentivar os pequenos municípios a se candidatarem para receberem eventos internacionais.

“Esses eventos, geralmente, ocorrem em grandes cidades, mas não só as metrópoles têm o potencial para recebê-los”, destaca a coordenadora de Captação de Eventos Internacionais na Embratur e Vice-presidente do Capítulo Latinoamericano & Caribenho da ICCA, Cintia Hayashi.

“Cidades menores que tenham expertise para sediar eventos também podem. O trabalho da Embratur é apoiar esses destinos nas candidaturas para vencermos mais congressos para o nosso país”, completa.

A ICCA divulgou também a lista anual das cidades que mais receberam eventos internacionais em 2022. A relação contempla as cidades pelo mundo que receberam pelo menos cinco eventos internacionais que cumprem as exigências da entidade.

Em 2022, o Brasil aparece no ranking com as cidades de Rio de Janeiro (29 eventos), São Paulo (27), Florianópolis (5), Foz do Iguaçu (5), Porto Alegre (5) e Salvador (5). A cidade líder da América Latina foi Buenos Aires, com 66 eventos.

Na última semana a Embratur participou da IMEX Frankfurt, na Alemanha, considerada a maior feira do setor MICE da Europa.

O estande que promoverá o Brasil contou com 14 coexpositores nacionais, com o intuito de retomar relações com as principais operadoras deste segmento no mundo, uma vez que a Gerência de MICE havia sido extinta da Embratur em 2019.