A assessora da Presidência da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Leila Holsbach, faz um balanço positivo da participação do Instituto nos quatro dias da 19ª edição da FIT (Feira Internacional de Turismo da América Latina 2014), que aconteceu de 25 a 28 de outubro, em Buenos Aires. “A busca pelo Brasil foi muito grande. O mercado argentino é fiel e consolidado ao nosso país e sempre busca novidades no segmento Sol e Praia. Eles têm a intenção de viajar e buscam prioritariamente os destinos brasileiros em sua totalidade”, destaca.
Os dois primeiros dias do evento foram voltados para o público final e os dois últimos para o trade turístico. A Embratur participou com um estande de 351,5 m² e reuniu 40 co-expositores, sendo 56% institucionais e 44% privados.
Leila também ressalta uma novidade anunciada durante a Feira. Desde maio, a Gol opera um voo semanal direto da Argentina para Fortaleza. A partir de dezembro, serão dois voos semanais. Segundo levantamento da Embratur referente ao mês de outubro de 2014, existe hoje 263 frequências semanais de voos da Argentina para o Brasil.
Hoje e amanhã (29 e 30/10), a assessora da Presidência ainda cumpre agenda em Buenos Aires. Ela participa de evento da Resorts Brasil (Associação Brasileira de Resorts) na Embaixada do Brasil em Buenos Aires junto com o Comitê Visite Brasil Argentina, para discutir propostas no âmbito da efetivação de viagens.
A Argentina é o país que mais envia turistas para o Brasil. O Anuário Estatístico de Turismo 2014, Ano Base 2013, do Ministério do Turismo, mostra que cada vez mais os argentinos visitam o País. Em 2012, foram 1.671.604 turistas, já em 2013, esse número aumentou para 1.711.491.
Balanço
De acordo com o Comitê Organizador da FIT, o evento contou este ano com 57.689 visitantes, 1.316 expositores, sendo 888 nacionais e 428 estrangeiros, em um espaço de 18.259 m².
A princípio, a 20ª edição da FIT está marcada para o período de 26 a 29 de setembro de 2015.
A FIT se posicionou como uma das feiras de turismo mais importantes do mundo e da América Latina. O evento reúne protagonistas do setor turístico e tem como objetivo contribuir na renovação e inovação das ofertas e tendências do setor. A proposta de realização da FIT Argentina também é respaldada pela qualidade dos profissionais participantes, com grande poder de decisão e objetivos comerciais definidos, resultando em uma exposição com excelente e diversificada oferta turística.