A Embratur lançou no dia 16/07, um edital para o programa “Apoio à Captação ou Promoção de Eventos Internacionais”. Poderão participar instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, com projetos de ações específicas para tornar o País sede de encontros que atraiam o turista corporativo.
Para o presidente do instituto, Vicente Neto, o turismo de negócios é considerado um segmento estratégico de um programa que apoia a prospecção de eventos esportivos, congressos e convenções. “Esse visitante possui alto poder aquisitivo e gasto médio elevado”, disse.
Os interessados têm de 31/09 a 29/08, para cadastramento e envio das propostas. Os projetos serão julgados por Comitê Técnico previamente nomeado pelo instituto, com base nos seguintes critérios: quantidade de participantes, rotação do evento, número de edições anteriores, número de turistas estrangeiros e capacidade técnica.
Entre 2003 e 2013, segundo dados divulgados pela Internacional Congress and Convention Association (Icca) , o total de eventos sediados no Brasil passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54.