A Embratur lançou, nesta terça-feira (5), o edital para interessados na participação em feiras de turismo de negócios do segundo semestre de 2024.
As inscrições já estão abertas e vão até 15 de março no site https://embratur.my.site.com/expositor/s/
Entre as exigências que pontuarão para os cooperados está a demonstração de política ou de iniciativas de compensação de carbono, que tem o objetivo de qualificar a escolha dos participantes também pela prática da sustentabilidade.
O certame selecionará coexpositores da Agência para a Imex Frankfurt, em Frankfurt, na Alemanha, que acontecerá de 14 a 16 de maio, e para a Fiexpo Latin América, na Cidade do Panamá, no Panamá, de 10 a 13 de junho.
O processo selecionará entidades da administração pública direta e indireta e empresas do trade de turismo como hotéis, operadoras e outras do segmento de reuniões, incentivos, conferências e eventos (MICE, na sigla em inglês).
Conforme consta no edital, após uma análise técnica, a Embratur divulgará o resultado da concorrência “e suas respectivas classificações” em 22 de março.
A Imex Frankfurt é considerada a maior feira de turismo de negócios da Europa. Já a Fiexpo Latin America é a mais importante do ramo nas Américas do Sul e Central.
O turismo de negócios é o que movimenta o maior número de visitantes e de dinheiro, embora muitas vezes passe despercebido para parte do trade.
A distribuição das vagas em ações Mice garantirá:
– 10% para a Categoria Institucionais; 25% para Organizações de Marketing de Destinos/Convention & Visitors Bureaux; 15% para Operadores de Turismo especializados em MICE;
– 5% para Redes Hoteleiras; 5% para Meios de Hospedagem; 5% para Companhias Aéreas e 10% para Organizadores e promotores de eventos internacionais.
A Embratur destacará, ainda, 10% das vagas para Espaços para congressos, convenções e exposições de eventos internacionais;
– 5% para outros casos e até 10% para expositores considerados estratégicos, com a devida justificativa, visando oportunidade de apoio comercial e promocional dos produtos e destinos.
“O edital aposta em critérios de seleção que garantem a geração de negócios e, consequentemente, o incremento da vantagem competitiva do Brasil nas feiras”, aponta o gerente de MICE da Embratur, Alexandre Nakagawa.
Entre os requisitos que pontuarão a presença dos participantes, além da descarbonização, estão, por exemplo, possuir site oficial com versão em outros idiomas.
Além disso, para os encontros, o coexpositor “deverá levar, no mínimo, material dedicado no idioma oficial do evento”.
Não poderão integrar o estande da Agência as empresas e instituições que possuam estande próprio, exceto as companhias aéreas.