O Instituo Brasileiro de Turismo (Embratur) lançou na última Sexta-Feira (03), no Diário Oficial da União, portaria assinada pelo Presidente Vinicius Lummertz, que regulamenta o Programa de Apoio à Capacitação e Promoção de Eventos Internacionais.
Podem participar Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, com projetos de ações no exterior específicas para tornar o país sede de encontros que atraiam o turista de eventos internacionais e de competições esportivas.
O apoio direto à realização das ações será viabilizado aos projetos que se mostrarem consonantes com as diretrizes promocionais do Instituto, com as regras e critérios técnicos estabelecidos pela portaria, direcionados à realização das ações promocionais no exterior. As propostas aprovadas serão executadas pela Embratur em parceria com os destinos brasileiros.
“Nosso principal objetivo é fomentar o turismo de negócios no território brasileiro, possibilitando maior número de eventos e permanência desses turistas no País, que gastam em média três vezes mais que um turista de lazer. Além disso, queremos promover nossos novos equipamentos para eventos, como os aeroportos e centros de convenções, e mostrar toda infraestrutura do Brasil consolidando nossa competitividade no mercado mundial”, afirma o presidente.
De acordo com estudo do Ministério do Turismo, 25% dos visitantes vêm ao Brasil são para negócios e eventos, demonstrando a importância do setor. Segundo Lummertz, isso reflete em como a parceria público-privada está se fortalecendo e como as cidades brasileiras estão se confirmando cada vez mais entre as lideranças do setor que mais recebem eventos internacionais.
Entre 2003 e 2014 o número de eventos passou de 62 para 291 e de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 177%, conforme dados do ICCA ( International Congress and Convention Association). Em ranking divulgado em Maio deste ano mostra que o Brasil permaneceu entre os 10 países que mais recebem Congressos e Convenções Associativas.
Acesse aqui a Portaria 62/2015 e saiba mais detalhes para inscrição de projetos.
Fonte: Assessoria