Cinco empresas membro do projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), participarão da feira argentina Simatex 2024.
O evento, que é uma das principais feiras do setor têxtil na América Latina, acontece entre os dias 21 e 23 de maio de 2024 em Buenos Aires.
O BMS é uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a imagem e expertise das empresas brasileiras de máquinas e equipamentos para o setor têxtil e ampliar oportunidades de negócio na Argentina, assim como em toda a América Latina.
Ao todo, 5 empresas participam da iniciativa. São elas: Audaces; Castilho Máquinas Têxteis; Comelato Roncato; Inarmeg; e Socio Tec.
A expectativa é que a participação brasileira deste ano supere o resultado obtido em 2022, quando foram gerados US$ 2,7 milhões entre negócios realizados e previstos.
Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ, avalia a importância da participação brasileira na Simatex 2024.
“O Projeto setorial Brasil Machinery Solutions está apoiando a participação de cinco empresas brasileiras em uma das principais feiras do setor têxtil na América Latina”, afirma.
Esta iniciativa visa fortalecer a imagem e a tecnologia das empresas brasileiras de máquinas e equipamentos para o setor têxtil, ampliando as oportunidades de negócios na Argentina e em toda a América Latina.
“As empresas participantes acreditam no potencial do mercado argentino, que tem sido um parceiro comercial há anos”, acrescenta Patrícia.
Realizada a cada dois anos em Buenos Aires, a Simatex (Feira Internacional de Máquinas Têxteis), é um dos principais eventos do setor têxtil na América Latina.
O evento é uma demonstração da robustez do setor têxtil e de confecções no continente e é o ponto de encontro de fornecedores e profissionais da indústria têxtil e de vestuário da região.
Conjuntamente à Simatex, acontecem outras duas feiras em simultâneo: a Emitex (Feira Internacional de Fornecedores para a Indústria de Confecções) e a Confemaq (Feira Internacional de Máquinas para Vestuário).
A Argentina é o segundo principal destino de máquinas e equipamentos têxteis brasileiros, perdendo apenas para a Alemanha.
Em 2023, as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos têxteis somaram US$ 62 milhões.