Teve início na última terça-feira (1) – e vai até o dia de 6 de fevereiro – a GJX Tucson 2022, uma das maiores feiras internacionais de gemas que acontece nos Estados Unidos.
A feira está contando com a participação de empresas brasileiras através do Precious Brazil, projeto setorial criado pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil.
As marcas Art’Ouro & Gemas, Bandeirantes, BC Gemas do Brasil, Belmont, Ben Sabbagh Bros., Beryno Gems, Bezim Gems, Brasil Gem Commerce, Canelhas, Di Grande Precious Gems, Duarte & Bastos, E & E Gemas, Emerson Gems, Empire Industries, Gemextra, H. Stones, Itagems, JS Gems, Manoel Nogueira, M Bernardes, Nevesgems, Niva Comercial Exportadora, OTF Gems, Peter Muller Carvings, Peter Valicek Gems, Radaeli, R & R Green Export Gems, R. Figueiredo, RC Gemas, Stone World, Tavares Gems, Veneranda e VS Gems.
As pedras preciosas e os artefatos minerais são o carro chefe das exportações para os Estados Unidos, considerados o principal mercado do projeto.
“O Precious Brazil vem intensificando as ações de valorização do produto, adotando estratégias junto a formadores de opinião bem como agregando maior valor pelo incremento do design”, explica Clarissa Maciel, coordenadora de Relações Internacionais do projeto.
“Com isso, a expectativa é que os números de vendas e a presença de empresas brasileiras no mercado internacional cresçam ainda mais”, completa.
Dados consolidados de 2021 indicam que 42% das exportações totais de gemas, joias, bijuterias e folheados foram destinadas ao mercado americano.
Elas alcançaram USD 105.858.190, um crescimento de 60% em relação ao ano anterior. Do total exportado em 2021, 41% correspondem ao volume exportado pelas empresas do Precious Brazil.