Empresas brasileiras participam de principal feira de alimentos da Rússia

Anúncio

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) irá levar cinco empresas de alimentos e bebidas para a Prodexpo 2023.

O evento, que é considerado a principal feira de alimentos da Eurásia, será realizado em Moscou, Rússia, entre os dias 06 e 10 de fevereiro. 

O Brasil participa de forma contínua nessa feira há mais de 15 anos. Na última década, o país liderou o fornecimento de proteínas para todos os países da região.

Na edição 2023, o estande contará com a participação de cinco empresas do setor: Minerva Foods, Francfort Trading, Beatrice Peanuts, LP Export e GBC Trading.

Anúncio

Entre os principais produtos oferecidos estão as carnes bovina, suínas e de aves, os amendoins, castanhas e cereais.

A Prodexpo é uma plataforma importante para a promoção de alimentos para toda a região da Eurásia. Em 2022, o Brasil exportou 108,9 milhões de dólares em amendoins para a Rússia.

O caso dos amendoins é uma história de sucesso, em que o Brasil era um exportador marginal e chegou à liderança de exportações para a Rússia em poucos anos, com os exportadores líderes sendo frequentadores assíduos dos estandes da ApexBrasil na Prodexpo.

Segundo o Gerente Geral do Escritório da ApexBrasil Eurásia, Almir Americo, as exportações futuras dependerão de como os fatores geopolíticos afetarão a economia russa, principal mercado da região Eurásia.

“A despeito das sanções econômicas em vigor, os alimentos têm sido fornecidos para a Rússia de todos as regiões do mundo, pois são considerados insumos essenciais à sobrevivência humana”, disse.

Em 2022, as exportações brasileiras para a Eurásia dos produtos oferecidos no estande da Prodexpo foram superiores a 511 milhões de dólares, tendo a Rússia absorvido 79,2% desse total.

Esses valores foram registrados mesmo com as descontinuidades decorrentes dos conflitos na Ucrânia. 

O total das exportações brasileiras para a Rússia em 2022 foi de 1,97 bilhão de dólares, segundo os dados da SECEX.

Mais de 86% desse total correspondeu a alimentos e matérias-primas para produção de alimentos e rações, que é o segmento de produtos representado na feira Prodexpo.