Uma das maiores feiras da indústria de base da América Latina, a Anpic, contará com a presença de 21 empresas brasileiras.
A participação se dará através do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de internacionalização do setor mantido pela Assintecal em parceria com a ApexBrasil.
Ocorrendo em León (México) entre os dias 19 e 21 de outubro, a mostra deve ter mais de 300 expositores e receber mais de 9 mil visitantes de cerca de 30 países, a maior parte deles da América Latina.
O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, destaca que a expectativa é positiva, visto que o mercado latino-americano vem aumentando suas importações de componentes brasileiros diante dos altos custos com os fretes da Ásia.
“Dos nossos 10 principais destinos no exterior, 6 são da América Latina. Especificamente o México, que é o sexto principal, importou o equivalente a US$ 5,3 milhões em componentes brasileiros nos primeiros oito meses do ano, 30% mais do que no mesmo período do ano passado”, comenta.
A participação brasileira na feira mexicana faz parte do projeto MPE Exportadora, que em parceria com o Sebrae, através da ação Integra Moda, prevê consultorias individuais para exportações.
Neste projeto as participantes têm acesso a estudos de mercados potenciais, técnicas de precificação, análise de produtos, suporte para invoices e processos burocráticos em geral, culminando na participação em algumas das principais mostras do setor na América Latina.
Participam da Anpic as empresas Maquetec, Kisafix, Magma, Altero, RR Componentes, Alyni’s, Comprofan, Difer, Free Saltos, Gelprene, Gradus, Injepol, Maquetec, Miroeva, Monato, Palagi, Polly Química, Sud Leather, Usicon, Usitec e Wiva Bordados.