As empresas da Alemanha de TI e telecomunicações, ou ITC para abreviar, querem aumentar significativamente seus investimentos em feiras e eventos físicos este ano.
Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Associação Federal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Novas Mídias (bitkom) com os responsáveis pelo marketing de provedores de TIC.
Mais de um quarto (27 por cento) das empresas de TIC quer gastar mais com o estande de exposição e quase metade (46 por cento) quer manter esse item constante.
Apenas 19 por cento querem reduzir seus gastos – quase 40 por cento foram apenas um ano atrás.
A bitkom também espera que as empresas pesquisadas gastem mais em feiras e eventos digitais ou híbridos, embora não na mesma escala do período COVID-19: 41% dos entrevistados ainda desejam aumentar seus gastos em feiras e eventos digitais ou híbridos em 2021.
Na pesquisa atual, são apenas 22 por cento, 46 por cento estão mantendo seus gastos com esse item constante, 22 por cento querem reduzir esse item.
Em 2021, a proporção daqueles que queriam reduzir os gastos com feiras e eventos digitais ou híbridos foi de apenas 16%.
No ano de 2021, em que muitas feiras físicas tiveram que ser canceladas, 44% das empresas participaram de feiras digitais.
Em contrapartida, pelo menos 80% das empresas de TIC se apresentam com estandes próprios em feiras físicas.
No geral, feiras e eventos, independentemente de serem físicos, digitais ou híbridos, representam a maior parcela do orçamento de marketing das empresas de TIC, ou seja, 37%.
Este item situa-se assim ligeiramente acima do orçamento de comunicação para medidas online (36 por cento).
Isso inclui, acima de tudo, conteúdo de mídia social, otimização de mecanismos de pesquisa e geração de leads por meio de conteúdo que requer registro, mas também investimentos em seu próprio site.
A pesquisa ocorreu entre setembro e novembro de 2022. Foram pesquisadas 104 empresas do setor de TIC, sendo 60 de pequeno e médio porte e 44 de grande porte.
O orçamento médio de marketing das empresas pesquisadas é de 4,5% do total de vendas.
Mais informações (em alemão): https://www.bitkom.org/sites/main/files/2022-12/20221216Marketingbudgetstudie2022.pdf