Na última quinta-feira (18), a Fenac Experiências Conectam promoveu um encontro de negócios para apresentar ao setor de Gastronomia, Hotelaria e Entretenimento da região o calendário de eventos da empresa em 2024.
Na oportunidade, a Diretoria de Turismo da Prefeitura de Novo Hamburgo também esteve presente repassando informações do setor do município.
O encontro reuniu mais de 50 empreendedores das áreas convidadas, com o objetivo de unir forças para recepcionar os turistas dos eventos que ocorrerão na Fenac e em Novo Hamburgo ao longo do ano.
Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac, usou a palavra para agradecer a presença de todos e destacar a importância do evento.
“Nosso objetivo é que possamos estar alinhados para que todos recebam os expositores e visitantes da Fenac da melhor forma possível e, certamente, isso se estende também aos turistas que procuram Novo Hamburgo como destino, seja para negócios ou lazer”, destacou.
Jung ainda aproveitou a oportunidade para fazer um resgate de sua gestão à frente da empresa de economia mista.
“Fizemos um trabalho de resgate da imagem da Fenac junto à população para sermos reconhecidos como uma promotora de eventos de diversos setores e que movimenta a economia do município e da região”, afirmou.
“Isso incluiu melhorias na infraestrutura, diversificação dos eventos promovidos e recebidos e um planejamento de gestão com foco nos resultados”, completou.
Na sequência, a Fenac apresentou o calendário de eventos próprios e sediados em 2024, que já conta com mais de 25 atividades confirmadas até o momento, para que o setor possa se organizar.
“Quando eu visito feiras é a experiência toda que conta. Uma boa experiência hoteleira, logística e gastronômica no município do evento contribui para transformar toda a minha participação em algo positivo”, exemplificou Jung.
“Por isso é fundamental contarmos com esses setores para o sucesso dos eventos da Fenac. Juntos, vamos conseguir trazer cada vez mais eventos e turistas e movimentar ainda mais a economia local”, complementou.
O encontro também teve a presença do diretor de Turismo de Novo Hamburgo, Deivid Schu, que compartilhou dados e informações sobre a Pesquisa Análise de Fluxo Turístico 2022, lançada pelo Sebrae RS.
“O Rio Grande do Sul é um dos estados mais consumidos no turismo nacional e internacional. E, de acordo com a pesquisa, em Novo Hamburgo, não falta infraestrutura para promover turismo, além de termos uma localização estratégica muito positiva”, enfatizou.
Schu ainda trouxe o perfil e as personas de turistas definidos na região “Temos o turista de negócios; o turista gastronômico; e turista colecionador de pulseirinhas, que participa de diversos eventos”, informou.
O diretor de Turismo também explicou que é preciso desmistificar o turismo de negócios. “Até porque é um turista que gasta de 30 a 40% a mais que o próprio visitante a lazer”, destacou.
Para Schu, o encontro buscou fortalecer e consolidar o sistema turístico da região.
“A informação dos dados e do calendário de eventos, a parceria entre o setor e a organização permitem o crescimento que a gente vem conquistando nos últimos anos. Precisamos nos posicionar como um local que oferece diversas opções de turismo porque é isso que retém os turistas”, disse.
“E isso é um trabalho colaborativo, no qual um negócio indica e estimula o outro. Em outubro de 2023, por exemplo, mais de 25 mil pessoas percorreram mais de 70km para estar na Loucura por Sapatos”, concluiu.