Na última terça-feira (25) a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE) realizou seu segundo evento presencial Centro de Convenções do Distrito Anhembi.
O encontro contou na parte da manhã com uma reunião dos associados da entidade para revisar seu planejamento para o ano – e futuro -, bem como delinear novos passos.
Na parte da tarde o evento foi aberto ao público geral e contou com painéis sobre ESG no setor de eventos e debate sobre a retomada da CBIE (Câmara Brasileira da Indústria de Eventos).
Um dos destaques do evento foi a assinatura de acordo de cooperação entre a UBRAFE e a São Paulo Turismo (SPTuris) para monitoramento Mensal de eventos com foco em negócios.
A parceria com a SPTuris se dará por meio de coleta, compartilhamento, análise e divulgação de pesquisas e dados do setor.
Tendo como atividade principal a promoção, exploração do turismo, realização de pesquisas e monitoramento, a SPTuris já trabalha, por meio do Observatório de Turismo e Eventos, com a criação de indicadores do setor – como taxa de ocupação de hotelaria e acompanhamento de Imposto Sobre Serviços (ISS) – e realiza análises setoriais de demanda e impacto econômico.
“Ainda assim, sentimos falta de um índice mais amplo, que apresentasse os eventos e a importância do segmento para o mercado de São Paulo de uma forma mais estruturada”, apontou Fernanda Ascar, diretora de Turismo da SPTuris.
“Na relação com as outras entidades fomos construindo juntos esse plano de trabalho para criar indicadores de desempenho que mostrem a importância do setor para a cidade e para a economia local”, completou.
O acordo já foi ativado durante os meses de junho, julho e agosto, sendo apresentado alguns números do setor na capital paulista (ligados a venues associados à UBRAFE):
De junho a agosto foram:
– Feiras realizadas: 63
– M² Brutos Locados totais: 11.279.078
– Número Total Estimado de Visitantes das Feiras: 1.729.131
– Quantidade Total de Congressos Realizados: 28
– Número Total Estimado de Visitantes dos Congressos: 98.587
– Quantidade Total de Convenções Realizadas: 37
– Número Total Estimado de Visitantes nas Convenções: 144.750
– Quantidade de Outros Eventos: 57
– Visitantes / Participantes Outros: 361.787
Também foi alertado durante o encontro que o projeto de categorização de eventos, bem como a criação do “Descomplica Eventos” estão sendo trabalhados junto ao poder público.
O “Descomplica Eventos” visa melhorar a eficiência e consequente potencialização do setor e tem como base três pilares principais:
– Gestão do impacto no trânsito de veículos e pessoas nas regiões de entorno dos eventos (CET)
– Gestão transporte público para facilitar/ampliar a utilização pelos participantes eventos (DTP)
– Gestão na análise e liberação de alvarás para os organizadores de eventos em geral (CONTRU)
Para levar o “Descomplica Eventos” adiante a UBRAFE conta com o apoio do vereador Rodrigo Goulart, Presidente da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia e Eventos da Câmara Municipal de São Paulo.
O encontro foi finalizado com uma apresentação da Yazoapp, empresa que será responsável por desenvolver o aplicativo da UBRAFE. Além de conter a edição digital do Calendário de Feiras da associação, o APP terá como meta a criação de uma comunidade para as feiras e eventos com foco em negócios.
O Portal Radar esteve presente no evento e traz alguns depoimentos: