Em função da necessidade de isolamento social a Farmarcas não pode realizar em 2020 seu tradicional Encontro Anual, que reúne os principais representantes da indústria, da distribuição, e conta com a participação maciça de associados de todo o Brasil e que nesse ano não pode acontecer, sendo substituído pelo Encontro Digital Farmarcas.
Contudo, isso não impediu a administradora de redes de farmácias inovar, realizando assim o Encontro Farmarcas Digital, que acontecerá nos dias 17, 22, 24 e 29 de setembro de 2020, que realizará mais de 4.000 reuniões online unindo e proporcionando grandes negócios para todos os envolvidos.
A ideia do evento partiu do presidente da empresa, Edison Tamascia. Como o volume de negócios do evento presencial é muito grande e muito representativo para as indústrias, esta foi a saída para atingir as metas de vendas das indústrias e as metas financeiras da Farmarcas.
“Foi uma adaptação rápida à necessidade atual. Contudo, graças ao esforço de nossa equipe, já realizamos um primeiro piloto do evento e os resultados superaram as expectativas, hoje estamos certos de que podemos transformar um encontro presencial em um modelo digital”, conta Edison. O apelo comercial é o mesmo do evento presencial: ofertas diferenciadas, compre e ganhe, pacotes especiais que dão direito a um brinde ou hospedagem, além da tradicional campanha Trilha da Sorte.
Como será a estrutura?
Em apenas 4 dias, serão realizadas 4096 reuniões que colocarão a indústria farmacêutica dentro da sala de visita da farmácia de cada um dos associados. Tudo isso a partir da central da Farmarcas em São Paulo e de estrutura que já estava pronto.
Ângelo Vieira, Diretor de Marketing e Operações da Farmarcas, explica como o evento online foi desenhado. “Inicialmente pensávamos que tudo já estaria normalizado ou quase isso em setembro, contudo, com o prolongamento da crise a ‘ficha caiu’. Era melhor fazer no modelo digital, porém com a montagem de salas de reunião virtuais, onde cada grupo econômico é dono de uma sala”, diz Ângelo. Lojas menores serão agrupadas com outras da mesma região. Serão, ao todo, 128 salas de reunião virtuais. Ao fim de tudo, todos os grupos terão conversado com as 32 indústrias.
O compromisso da Farmarcas é colocar os associados do grupo na sala, no dia e no horário combinado, para que os representantes e gerentes da indústria façam o rodízio para estar em todas as salas. Houve todo um mapeamento de associados e uma logística de agendas também foi pensada para isso. “Temos certeza de que 100% dos nossos associados estarão nas salas. Vamos tentar reproduzir o que acontece no encontro presencial no ambiente online”, crava Ângelo. Serão duas terças e duas quintas, com oito horas de duração por dia, iniciando às 9 e terminando às 18 horas.
Expectativas para o Encontro
Para Paulo Costa, Diretor Geral da Farmarcas, o encontro digital é a comprovação de toda a evolução digital que marca a trajetória da Farmarcas e tem a função de unir os associados em prol de ótimas oportunidades de compra. “Assim como nos encontros anuais presenciais, a expectativa é de um grande engajamento, que fortaleça os nossos laços com o mercado, propiciando excelentes negócios e comprovando a força do associativismo”, diz Paulo.
O evento é um novo marco para a Farmarcas e a certeza do sucesso é tão grande que para o próximo ano, mesmo com o fim da pandemia já estão sendo planejados novos Encontros Digitais Farmarcas. Entretanto é importante ter em mente que esses não substituirão o evento presencial e o velho e bom abraço que é marca registrada da Farmarcas.
Mas o ponto principal é que isso comprova a sua capacidade de adequação. “”Imagino que há poucas redes ou associações com a disposição e a capacidade de fazer toda essa migração com tamanha rapidez e, mais do que isso, garantir para a indústria que o associado estará lá. Mas esse é o comprometimento do nosso grupo. Estamos numa seleção natural. Quem não servir para ser a águia, não vai estar no nosso grupo”, finaliza Edison Tamascia.