Esquecer é quase impossível, entretanto vamos passar uma borracha daquelas que apagam, e que nem sequer deixam vestígios, sobre a participação do Brasil na Copa do Mundo. Até porque deixando de lado o feitio vexatório, há alguns aspectos positivos a considerar, como o número de turistas estrangeiros (700 mil somente em junho), responsáveis por desembolsar US$ 797 milhões.
De acordo com o Banco Central, nos primeiros seis meses deste ano, as receitas do turismo cresceram 5%, atingindo o valor recorde de US$ 3,6 bilhões. Segundo a Embratur, outro feito histórico foi o registro de 6 milhões de visitantes estrangeiros, em novembro de 2013, marca nunca antes alcançada na história do país. Recente pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo revela que viajando pelo Brasil, o turista interno (53,2%) prefere hospedar-se em hotéis e pousadas.
Todos esses números servem para reforçar a necessidade de expansão do segmento. Prova disso “é o crescente interesse dos investidores nacionais e estrangeiros pelo setor”, afirma Ricardo Mader, diretor da área de Hotéis & Hospitalidade da JLL para a América do Sul, ressaltando, porém, que estamos perdendo posição para mercados do México, da Colômbia e do Peru. “Contudo o investidor permanece disposto a pagar mais para entrar no Rio e em São Paulo”, constata. Os especialistas da JLL fornecem consultoria independente e especializada, amparados por suas pesquisas líderes do setor.
Negócios
Este ano, os profissionais das áreas de hotelaria, turismo e gastronomia que visitarem a Equipotel São Paulo terão o diferencial da segmentação, inspirado nos moldes da Equipotel Paris. Trata-se de um novo conceito que a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, encontrou para direcionar o público especializado (cerca de 60 mil este ano) à geração de negócios. No ano passado, as compras impulsionadas pelo evento ultrapassaram R$ 1 bilhão, sendo que as empresas aguardam a feira para expor seus lançamentos. A Castor Colchões serve de referência. Somente para o setor hoteleiro, a empresa disponibiliza aproximadamente 12 itens de produtos, mas reserva os lançamentos para a feira. Segundo Hélio Antônio Silva, diretor-superintendente, a Castor também atende “as necessidades de todos os públicos, através das demais linhas – em colchões, móveis, estofados, travesseiros e acessórios”, completa.
Além dos novos produtos expostos na Equipotel que devem alavancar ainda mais as vendas em 2014, a Castor espera fechar o ano com saldo positivo. Para tanto, Silva informa que a empresa estuda implantar novos layouts e sistemas de gestão.
Tradicional empresa com uma linha voltada para hotelaria e hospitalar, a Crismoe apresentará na Equipotel a coleção Unique, sua mais nova estrela com componentes capazes de conferir beleza e modernidade aos banheiros. Em um estande de 48 metros quadrados, a empresa estará expondo sua linha destinada a hospitais, como os equipamentos de acessibilidade e apoio para pessoas portadoras de necessidades especiais.
Na expectativa de evolução gradual em vendas pós-Copa, “a Imab/Brumet/Itec mantém-se firme na progressão de lançamentos e melhoria de produtos para os seus clientes finais (A e B), construtoras e empreendimentos”, diz Luís Antônio Barbosa, diretor. Entre as novidades que a empresa informa ao mercado estão os novos modelos de maçanetas e acessórios para a linha de fechaduras Imab/Itec, parceria que culminou na expansão do atendimento para toda a América Latina.
EQUIPOTEL 2014 | 15 a 18 de setembro | Anhembi | www.equipotel.com.br
Fonte: Matéria originalmente publicada na 22ª edição da Radar Magazine, publicação do Grupo Radar de Comunicação ao qual pertence também o Portal Radar