A GSMA anunciou que segue firme nos seus planos para realizar o Mobile World Congress (MWC) presencial em junho, em Barcelona.
No entanto, nesta semana, uma série de empresas de alto perfil, incluindo Nokia, Ericsson e Sony, já disseram que não irão ao evento.
A situação lembra a do ano passado, quando o MWC Barcelona estava programado para acontecer normalmente no final de fevereiro.
No entanto o mundo já enfrentava a assustadora realidade do coronavírus e, depois que mais de uma dúzia de grandes empresas de tecnologia se retiraram, o evento foi descartado no último minuto.
“A Sony Mobile decidiu que não irá participar do MWC 2021. Conforme o mundo avança em adotar as oportunidades online e digital mais comuns para prevenir a propagação do coronavírus, a Sony Mobile irá se comunicar de formas onde pode entregar novidades empolgantes de nosso produto para uma audiência maior”, disse a Sony em comunicado.
Também em release enviado à imprensa, a Nokia citou que a saúde de seus colaboradores, clientes e parceiros é o parâmetro de maior importância para a empresa.”Dada a natureza internacional do evento e com a vacinação global ainda em seu estágio inicial, decidimos participar apenas do evento virtual”, completam.
O informe da Ericsson seguiu a mesma linha das outras empresas, apontando preocupações com a saúde e bem-estar de seus colaboradores.
“A decisão reflete nossa aproximação cautelosa sobre o gerenciamento da pandemia, através da perspectiva de pessoas e viagens conforme o programa de vacinação acontece ao redor do mundo”, explicam.
GSMA garante que será um evento seguro
A organizadora divulgou na última segunda-feira (8) um plano detalhado de saúde e segurança para o evento.
Os participantes deste ano serão obrigados a usar máscaras, cumprir as regras de distanciamento social, participar de verificações de temperatura e produzir um teste Covid-19 negativo para acessar o local, entre outras normas.
Nos últimos anos, o Mobile World Congress recebeu mais de 100.000 participantes, e apenas cerca de metade desse número é esperado para o evento de 2021.
A GSMA informou ainda que o Mobile World Congress deste ano será um evento híbrido, com complementação online para aqueles que não se sentem à vontade em comparecer pessoalmente.