Grandes eventos públicos ao ar livre, como partidas de futebol, podem ocorrer novamente depois que algumas das restrições Covid da Escócia foram relaxadas.
A partida Celtic x Hibs em Glasgow foi o primeiro teste de regras revisadas que exigem que a certificação de vacina de pelo menos 50% dos participantes seja verificada.
Restrições sobre esportes e eventos em locais fechados permanecem em vigor, mas a expectativa é que as restrições para estes possam ser suspensas em 24 de janeiro.
Além das mudanças nos eventos ao ar livre, a definição de “totalmente vacinado” para fins de passaportes vacinais mudou e agora passa a inclui ter um reforço se a segunda dose foi há mais de quatro meses.
Todos os eventos ao ar livre foram limitados a apenas 500 pessoas nas últimas três semanas como parte de uma série de medidas para ajudar a retardar a propagação da variante Ômicron.
Nos últimos dias, uma desaceleração nas taxas de infecção deu aos especialistas “motivo para otimismo” de que o país pode ter superado o pior surto de infecção.
Mas o número de pacientes com Covid no hospital continua alto e a escassez de pessoal como resultado da pandemia está pressionando o serviço de saúde pública da Escócia e os serviços de assistência social.