Um dia de muito conteúdo, relacionamento, geração de negócios e homenagens. Assim foi a 15ª edição do Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE), realizado pelo Grupo Radar & TV no dia 11 de fevereiro, na UNIBES Cultural. Com o tema MICEberg, o ESFE buscou tornar visível diversos aspectos que são fundamentais para os eventos, mas que ficam escondidos dos olhos dos visitantes e – muitas vezes – dos expositores. Não foi abordado apenas a ponta do Iceberg (dia de realização do evento), mas também de toda a base (estrutura) para se chegar ao resultado final.
Durante todo o dia, mais de 620 pessoas passaram pelo evento e puderam conferir painéis de debate, o lounge de exposição, rodada de negócios e acompanhar cerimônia de entrega de homenagens a lideranças empresariais e do setor M.I.C.E. “A cada ano buscamos trazer novidades para os convidados e inscritos que participam do ESFE. Neste ano voltamos com os painéis de debate e tivemos um ótimo retorno dos participantes em relação ao conteúdo apresentado”, aponta Otavio Neto, idealizador do ESFE e CEO do Grupo Radar & TV.
Conteúdo
O dia começou com painel “Infraestrutura e mobilidade para eventos”, apresentado por Antonio Carlos Vieira Abrantes, gerente da Central de Operações da CET. O executivo apresentou as etapas do trabalho do órgão antes, durante e após o evento. Abrantes apontou também a necessidade de criação de um calendário de eventos unificado para melhorar o planejamento. O painel contou com a participação do diretor-geral do São Paulo Expo, Daniel Galante, Paulo Octavio Pereira de Almeida, Vice-presidente executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado e André Carvalho, gerente de marketing e inovação da Mitsui Alimentos como debatedores. Uma das questões levantadas foi a necessidade da criação de um canal de comunicação entre a CET e as organizadoras de eventos que evite que negociações realizadas durante o planejamento se percam em caso de uma eventual troca no comando da operação.
Na sequência, o segundo painel abordou a “Importância das feiras e eventos para a economia” e trouxe uma apresentação de Ana Maria Arango, gerente regional da UFI para América Latina. Além de apresentar números do setor no Brasil, Arango falou sobre tendências deste mercado e ressaltou a importância de um elo de confiança entre a indústria e o consumidor. Assim como no painel anterior, Otavio Neto foi o mediador do debate que se seguiu após a apresentação e que foi composto por Aline Cardoso, secretária municipal do Trabalho e Empreendedorismo, Fátima Facuri, presidente da ABEOC, Romano Pansera, fundador da Promovisão e Dr. Torquato Jardim, Vice-presidente Executivo da InvestSP.
Na parte da tarde, o evento contou com outros três painéis. Reabrindo a programação, os visitantes acompanharam a apresentação de Ney Neto, diretor de Inovação MCI Brasil, que falou sobre “ROI: Como mensurar sua participação nas feiras e eventos?”. Ney falou sobre a necessidade do uso da tecnologia como ferramenta auxiliadora para medir o ROI de um evento. De acordo com o executivo, apenas o dólar por dólar não é mais suficiente para calcular o sucesso de um evento, sendo importante mensurar o ROI pelo engajamento e experiência do consumidor. Neste momento entra a tecnologia e itens como Machine Learning, Big Data e Inteligência Artificial. O painel contou com a mediação de Paulo Octavio Pereira de Almeida, da Reed, e os debatedores foram Clélia Iwaki, diretora de núcleo da Informa Markets Brasil, Roberta Nonis, Fundadora e CEO da Evento Único, e Fernando Lummertz, CEO da Rede Feiras.
Para o quarto painel, chamado “Experiências”, o ESFE trouxe a apresentação de Pierre Mantovani, CEO da CCXP, o maior festival de cultura pop do mundo, que chega a reunir mais 280 mil pessoas vindas de todas as partes do país. O evento é um dos principais cases de eventos disruptivos do país, que busca aumentar as ativações e experiências trazidas para seus visitantes. Para o debate, que foi mediado por Maurício Magalhães (sócio-proprietário na Mundo Real), um time de peso composto por Leandro Lara, diretor de portfólio da Reed Exhibitions Alcantara Machado – que tem sob seu comando o Salão do Automóvel – e Guilherme Miotto, sócio-diretor do Grupo Hoffmann.
Finalizando as apresentações, Otavio Neto retornou para a mediação do painel “Congressos: da captação ao desenvolvimento dos destinos”, que contou com Toni Sando (Presidente da UNEDESTINOS e Presidente-executivo do Visite São Paulo) como palestrante. Para Toni, um evento consegue alavancar um destino quando seus visitantes passam por boas experiências no local. E, de acordo com o executivo, isso só é possível quando é feito um trabalho para conhecer o perfil desse cliente, fidelizando e fazendo com que ele volte.
Otavio Leite, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, foi um dos debatedores do painel que contou também com a presença de Alexandre Sampaio, Presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e Bernardo Cardoso, Diretor do Escritório de Turismo de Portugal no Brasil. Durante o painel, temas como a expansão da captação e promoção de eventos para todas as regiões do Brasil e a variação de investimentos em áreas ainda não exploradas também foram abordados.
Homenagens
A 15ª edição do ESFE contou novamente com a cerimônia de entrega de homenagens a empresários e executivos que se destacaram em 2019 nos mais diversos setores. Antes da entrega, o evento contou com uma palestra do Professor Marins e pronunciamentos de Osvaldo Arvate Junior (Presidente da SPTuris) e Vinicius Lummertz (Secretário de Turismo do Estado de São Paulo). Os homenageados da noite foram: Paulo Octavio Pereira de Almeida (Reed Exhibitions Alcantara Machado); Diego Carvalho (NürnbergMesse Brasil); Araceli Silveira (Informa Markets Brasil); Rimantas Sipas (CIPA Fiera Milano); Jorge Alves de Souza (São Paulo Feiras Comerciais); Augusto Andrade (Messe Muenchen Brazil); Guilherme Ramos (STO Feiras e Eventos); Carlos Clur (Grupo Eletrolar); Daniel Galante (São Paulo Expo); Milena Palumbo (GL events); Ana Luisa Diniz Cintra (Centro de Convenções Rebouças); Winston Chagas (Centro de Convenções Frei Caneca); Ronaldo dos Santos (APAS); Armando Arruda Pereira (UBRAFE); Flávio Pires (ABAG); Fátima Facuri (ABEOC); Bernardo Cardoso (Escritório de Turismo de Portugal no Brasil); Dr. Maurício Hirata (Endocrinologista); Beatriz Bollbuck (Pormade); Angelo Derenze (D&D Shopping); Raul Sulzbacher (Visite São Paulo); André Carvalho (Mitsui Alimentos); Luís Maluf (Editora Caras); José Roberto Maluf (Fundação Padre Anchieta/TV Cultura); Antônio Amaro Mesquita Neto (Browns Club); Daniel Mendez (Sapore), Giovanni Marins Cardoso (Mondial) e Vinicius Lummertz.
Após a cerimônia, foi realizada uma festa de confraternização e celebração do setor M.I.C.E.
O ESFE teve Expo Center Norte como patrocinador platina, CNC – FBHA, GL events, Programasom e Visite Portugal como patrocinadores prata. DMR Karam, Hoffmann e Mont Blanc Gastronomia patrocinadores ouro. Como patrocinador bronze a Eccaplan, Empresários do Brasil, Inylbra, Centro de Convenções Rebouças, HZ Eventos, Club Med, GJP Hotéis, Café Brasileiro, TLZ (Teleeventos) e Must Tour. Apoio da Engeve, Francal Feiras, GAME Ambulâncias, Informa Markets, Messe Muenchen Brazil, NürnbergMesse Brasil, Purim Comunicação Visual, Reed Exhibitions Alcantara Machado e Tau Joy. Apoio institucional da UBRAFE, UFI, AMPRO, ABEOC, UNEDESTINOS, Visite São Paulo e UNIBES Cultural. Radar Magazine, Radar Television, CARAS, Revista Live Marketing, Mercado & Eventos, Promoview e Rádios Bandeirantes e Bandnews FM.
Para foto, acesse https://www.flickr.com/photos/esfe2020/albums