Os impactos crescentes dos eventos climáticos têm intensificado a busca por soluções sustentáveis, impulsionando os consumidores a optarem por produtos e serviços que contribuam para a preservação do meio ambiente.
Para acompanhar as novas expectativas dos consumidores, empresas de diversos segmentos têm reestruturado seus processos de produção e oferta de serviços, incluindo o mercado de eventos.
Em festivais gastronômicos e shows, por exemplo, é cada vez mais comum o uso de materiais recicláveis ou a prática da reciclagem em suas atividades.
De olho neste mercado, a Mazurky — empresa especializada em soluções em papelão ondulado, como caixas de papelão, displays, PDVs (pontos de venda) e projetos especiais — tem se destacado na fabricação desse tipo de mobiliário sustentável.
O fabricante apostou no fornecimento de produtos para eventos, como no Festival Bárbaros (BBQ) que está em sua 14ª edição.
O próximo acontecerá em 21 de setembro, na cidade de Americana, interior de São Paulo, e é considerado um dos maiores festivais de carnes do país.
O Grupo Mazurky, localizado em Mauá (SP), levará o mobiliário sustentável. A chamada “mesinha box” tem 85 cm de altura e tampo com resina de proteção à umidade, composto por duas camadas de papelão sobrepostas, e capacidade de suportar cargas de até 20 quilos.
“A base, feita de forma curvada, reduz a área de atrito com o chão e propicia estabilidade e equilíbrio”, explica o diretor da Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz.
“A impressão digital UV em toda a superfície do tampo mantém sua integridade mesmo em contato com líquidos, gelo e a umidade dos copos”, completa.
Fabricada em chapa de papelão ondulado, sua composição é formada a partir de uma matéria-prima de fonte renovável e compostável, podendo ser reciclada em até oito ciclos.
Livre de petroquímicos e aditivos tóxicos, o produto contém certificação socioambiental com selo FSC, dentro dos parâmetros de ESG.
A cadeira de papelão é outro item fabricado pelo grupo, geralmente demandado para palestras, eventos corporativos e festas. O item suporta até 100 quilos.
“Tanto a mesa bistrô como os assentos são itens que, além da iniciativa verde, por serem fabricados 100% com material reciclável, são de fácil manuseio”, explica.
“Portáteis, podem ser transportados sem dificuldade; dobráveis e empilháveis, otimizam o espaço ao serem guardados, além da facilidade de montar”, completa Mazurkyewistz.
OPORTUNIDADES COMERCIAIS
Além de serem ecologicamente corretas, essas peças de mobiliário, como a mesinha box e a cadeira de papelão, podem se transformar em poderosas ferramentas de marketing.
A impressão digital em alta resolução permite personalizar a superfície com logotipos, imagens e QR Codes, tornando-as verdadeiros canais de comunicação para marcas e eventos.
Para as impressões personalizadas, o Grupo Mazurky fez um investimento de R$ 36 milhões em equipamentos, com tecnologia inédita no setor brasileiro.
Embalagens, displays e PDVs também podem ser contemplados com esse tipo de impressão.
“Para atender ao crescimento do mercado, a empresa tem capacidade instalada suficiente e está investindo em melhorias e expansões das linhas de produção”, afirma o gerente comercial do Grupo Mazurky, Diego Araújo.
No último ano, a Mazurky aumentou em quase 10% suas vendas com esse tipo de personalização.
Grande parte dos consumidores tem se atentado à responsabilidade ambiental das companhias e, sendo o papelão 100% reciclável, a associação da marca a esse compromisso impulsiona sua valorização.
Além de a embalagem ser eco-friendly, ela se torna sofisticada. “Esse tipo de impressão é instrumento para um novo modelo de negócio e uma nova fonte de receita com publicidade”, conclui.