Pelo terceiro ano consecutivo, a ESG Now, startup gaúcha especializada em soluções digitais para gestão ESG, será a responsável pelo inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) do South Summit Brazil 2025, que acontece em Porto Alegre.
A empresa será também protagonista de novas iniciativas de engajamento do público e cooperação com o poder público municipal.
O inventário contabiliza as emissões de GEE relacionadas a diferentes etapas do evento, como:
- Deslocamentos terrestres e aéreos de participantes e palestrantes
- Uso de geradores e maquinário na montagem e operação
- Refrigeração e energia
- Hospedagem
- Consumo de alimentos e bebidas
- Gestão de resíduos
“Utilizamos metodologias reconhecidas internacionalmente, também adotadas no South Summit Madri. Analisamos o evento em três fases: antes, durante e depois”, explica Elias Neto, CEO da ESG Now.
Resultados concretos: menos resíduos, menos combustíveis fósseis
O histórico dos inventários já realizados mostra avanços importantes. Entre os dados comparativos de 2023 e 2024, destacam-se:
- Redução de 7% nas emissões relacionadas a rejeitos e transporte, graças à nova destinação dos resíduos.
- Redução de 31% nas emissões por uso de combustíveis, com a substituição de maquinário a gás por versões elétricas.
Além de medir as emissões, a ESG Now entrega ao evento um plano de descarbonização, com propostas concretas para reduzir o impacto ambiental — como o incentivo ao uso de energia limpa, mudanças no transporte e tratamento de resíduos.
PATINETES ELÉTRICOS GRATUITOS PARA QUEM PARTICIPAR DA PESQUISA
Em uma ação inédita para 2025, participantes do South Summit que responderem à pesquisa usada como base para o inventário poderão utilizar patinetes elétricos gratuitamente durante o evento. A ação é realizada em parceria com a empresa Whoosh.
“Estimamos uma redução de até 93% nas emissões de CO₂ por quilômetro rodado, se compararmos o uso de patinetes com veículos a gasolina”, destaca Elias Neto.
A pesquisa estará disponível por meio de totens interativos no evento, QR codes nos patinetes espalhados pela cidade, painéis de mídia e no aplicativo oficial do South Summit.
NOVA PARCERIA COM A PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
Outro marco desta edição será a formalização da parceria entre a ESG Now e a Prefeitura de Porto Alegre.
A startup desenvolveu uma plataforma exclusiva para monitorar o Plano de Ação Climática (PLAC) da capital gaúcha, tornando-a a primeira cidade brasileira a adotar esse tipo de tecnologia.
O sistema permite o acompanhamento em tempo real de 170 iniciativas previstas no PLAC, indicando o status de cada uma — se está dentro do cronograma, atrasada ou necessitando de intervenção.
“É um painel de gestão completo, que dá ao gestor público o poder de monitorar e agir de forma mais eficiente para atingir metas climáticas”, explica Elias Neto.
A ESG Now também estará presente com estande próprio durante o South Summit Brazil 2025, apresentando suas soluções.
Além disso, o CEO Elias Neto participará do painel “Plano de Ação Climática: Desafios na Gestão e Monitoramento de sua Implementação”, ao lado de Rovana Reale Bortolini, diretora de sustentabilidade da Prefeitura de Porto Alegre. A sessão acontece no dia 9 de abril, às 10h20, no Corner Stage.