Especialista em eventos mostra como a Paralimpíadas pode impulsionar o branding das marcas

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As Olimpíadas de Paris 2024 tiveram visibilidade mundial, principalmente nas redes sociais. Muitas marcas aproveitaram a oportunidade, com sucesso, para se conectarem com seu público.

Os Jogos Paralímpicos, que vêm na sequência, também devem ser vistos como uma mais uma grande oportunidade, uma vez que ressaltam a importância da inclusão e da diversidade, tornando-se uma vitrine para as marcas.  

As Olimpíadas tiveram um começo turbulento em Paris, com reclamações sobre falta de segurança, problemas logísticos, que prejudicaram o treino dos atletas e até mesmo a contaminação no rio Sena.

São muitos detalhes que envolvem a organização de um evento de grande porte como esse e que mostra a necessidade de um planejamento bem amarrado e com alternativas b e c, caso algo saia do cronograma esperado.  

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Nos Jogos Paralímpicos, o desafio da organização inclui um planejamento para adaptar instalações, transporte e logística para as necessidades dos atletas com deficiência.

“Essa responsabilidade destaca os valores de inclusão e diversidade, que incentiva as empresas a se alinharem com as práticas ESG, mostrando um ambiente realmente inclusivo para todos”, destaca a especialista em eventos e diretora executiva da Bop Comunicação Integrada, Vanessa Chiarelli Schabbel.  

Diversas marcas aproveitaram a visibilidade dos Jogos para lançar campanhas, produtos ou iniciativas relacionadas ao evento.

Por exemplo, a Tilibra escutou os pedidos feitos nas redes sociais, e lançou uma capa de caderno de uma foto do Medina, tirada em uma das competições durante as Olimpíadas.  

Com os Jogos Paralímpicos, existe espaço para diversas estratégias, como parcerias com atletas paralímpicos e lançamentos de produtos.

“Grandes eventos como esse geram visibilidade, por meio de momentos decisivos durante as competições, como medalhas e conquistas inéditas dos atletas brasileiros”, afirma.

“A vitrine proporcionada pelas competições esportivas oferece às marcas a chance de capitalizar com o buzz em torno do megaevento”, completa Schabbel.

Algumas marcas, como Netflix e Duolingo, por exemplo, têm interagido de maneira simples, mas eficaz com os internautas, comentando as competições e entrando na onda dos memes.

“Eventos como as Olimpíadas e os Jogos Paralímpicos permitem que as marcas se posicionem como agentes de mudança social, promovendo inclusão e diversidade, o que fortalece sua imagem”, diz.

Durante os Jogos Paralímpicos, as empresas podem alinhar suas estratégias de marketing ou mesmo endomarketing com os princípios de ESG.

“Isso pode ser feito de diversas formas, desde eventos corporativos até o desenvolvimento de produtos adaptados às necessidades de pessoas com deficiência, campanhas de marketing que utilizem atletas paralímpicos como embaixadores, parcerias e até mesmo a inclusão de pessoas com deficiência no processo de desenvolvimento de produtos e organização de eventos”, diz a especialista.  

Ao apoiar os valores promovidos pelos Jogos Paralímpicos, as marcas não apenas se destacam em um mercado cada vez mais competitivo, mas também conquistam a lealdade de consumidores conscientes, que valorizam empresas comprometidas com causas sociais.  

“Assim, ao associar suas marcas a eventos de grande porte como esses, as empresas conseguem não só visibilidade, mas também reforçam sua reputação como promotoras de mudanças positivas na sociedade”, finaliza Schabbel.

Crédito da imagem: Nicolas Briquet/SOPA Images/LightRocket via Getty Images