Um stand vai além da simples presença em um evento. Trata-se de um verdadeiro ímã para os visitantes, criando um ambiente dinâmico e memorável.
Com um design inovador e visualmente cativante, a proposta do espaço deve ser a de transformar a experiência de quem chega até o local.
O propósito, no entanto, não deve ser apenas expor, mas sim criar um cenário temático que possa revelar a história de uma marca.
Natalie Acera, CEO do Grupo Plus Stands, empresa que atua há mais de 12 anos no segmento de feiras e eventos, explica que é preciso pensar em um ambiente cuidadosamente projetado para atrair, cativar e inspirar.
O espaço deve servir, também, para gerar novos negócios e conexões significativas, com áreas de networking confortáveis e convidativas em um ambiente propício para conversas informais.
“Os visitantes podem desfrutar de bebidas e lanches enquanto constroem um sólido relacionamento, que pode gerar oportunidades que irão além desse encontro”, aponta a especialista.
Concursos, sorteios e ativações podem criar uma atmosfera de empolgação enquanto os visitantes interagem.
“A presença de personalidades influentes, que podem proporcionar uma experiência mais enriquecedora, também é uma ótima aposta”, ressalta a CEO.
Integrar tecnologias de última geração, como realidade virtual ou aumentada, pode provocar uma imersão que vai além do convencional.
“As atividades interativas precisam ser envolventes. Seja através de jogos que desafiam o conhecimento, demonstrações práticas de produtos ou simulações, cada atração deve ser única e participativa”, destaca.
Caso a marca aponte a necessidade de realizar um workshop, a fundadora do Grupo Plus Stands recomenda que as apresentações ao vivo não sejam apenas informativas, mas que realmente prendam a atenção.
“Demonstrações dinâmicas e especialistas compartilhando cases de sucesso causam um impacto positivo imediato”, revela.
E o brinde?
Mais do que apenas lembranças do evento, esses itens devem ser exclusivos e úteis, funcionando como extensões tangíveis da marca.
Cada visitante deve levar um artigo especial, capaz de reforçar memórias sobre as experiências únicas que foram proporcionadas enquanto o visitante esteve no stand.
Design e experiência sensorial
A ergonomia do espaço é um aspecto muitas vezes subestimado, mas crucial para o sucesso de um stand.
“O layout deve ser pensado para facilitar a circulação dos visitantes, proporcionando uma experiência fluida e agradável. Móveis confortáveis, áreas de descanso e espaços para interação são elementos que contribuem para a sensação de acolhimento”, declara.
Estimular os sentidos dos visitantes é uma maneira eficaz de criar memórias duradouras.
“A inclusão de elementos como aromas específicos, música ambiente e texturas diferentes pode criar uma experiência sensorial única, associando a marca a sentimentos positivos na mente do público”, relata.
Fonte: Texto de Carolina Lara | Crédito da imagem: @eubernardocoelho