Em coletiva realizada hoje (03/07) no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado de São Paulo indicou que data de retorno dos grandes eventos e demais atividades que geram aglomeração para o dia 12 de outubro.
Diz o Plano São Paulo: “Abertura dos grandes eventos e demais atividades que geram aglomeração estará autorizada após 28 dias consecutivos do estado de São Paulo na Fase 4 (verde) na região. A data prevista dessas atividades é dia 12 de outubro, considerando a permanência do estado na Fase Verde por ao menos 28 dias”.
Para a fase amarela (na qual a cidade de São Paulo se encontra atualmente), ficam autorizados o retorno de eventos, convenções e atividades culturais, tais como como museus, galerias, acervos, centros culturais e bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos, eventos culturais com público sentado e lugar marcado.
Abertura das atividades culturais, eventos e convenções – com público sentado – estará autorizada após 28 dias consecutivos na Fase 3 (amarela) na região. Ou seja, A data prevista de retorno destas atividades é dia 27 de julho, considerando que a região está na Fase Amarela desde o dia 29 de junho.
Não ficou claro, no entanto, se eventos do setor de negócios como convenções e congressos possam ser realizados já na fase amarela.
Feiras de Negócios
O indicativo de uma data de retorno é um respiro para o setor de feiras de negócios, que navegava em um mar sem horizonte. No entanto, a volta das feiras na fase verde indica que as mesmas ainda são consideradas grandes aglomerações (assim como shows e festivais).
As associações seguem trabalhando para que as feiras sejam classificadas fora da categoria de eventos de grandes aglomerações. Desta maneira elas poderiam retornar antes e com toda a segurança necessária. Este movimento de classificação especial para as feiras já foi realizado em países como Alemanha, França, Itália e Áustria, que tem a volta de seus eventos marcados para setembro.
ATUALIZAÇÃO DO CENÁRIO ATUAL EM 11/09/2020: https://portalradar.com.br/estado-de-sp-promove-mudancas-na-reclassificacao-e-inviabiliza-volta-das-feiras-em-12-outubro/
As academias voltam quando?