Em coletiva realizada hoje (30/11), no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria anunciou o retorno de todo o Estado de São Paulo para a Fase Amarela do Plano São Paulo.
“Com o claro aumento da instabilidade da pandemia, o governo do estado de São Paulo e o centro de contingência da covid-19, decidiram que 100% do estado de São Paulo vai retornar para a fase amarela do Plano São Paulo”, apontou Doria.
Com a decisão seis regiões que estavam na fase verde, a menos restritiva, entre elas a capital paulista, regridem e devem voltar a reduzir o funcionamento de comércios e serviços.
O governador também apontou que a análise dos dados volta a ser semanal.
Eventos, convenções e atividades culturais com público em pé voltam a ser proibidos. Além disso, terão sua capacidade máxima limitada de 60 para 40%.
Eventos
A portaria PREF 1041 de 2 de outubro assinada pelo prefeito Bruno Covas libera a realização de eventos (em pé ou sentados) para até 600 pessoas desde que a capital paulista se encontre na Fase Verde do Plano São Paulo.
Ou seja, na capital paulista, o prefeito Bruno Covas (PSDB) determinou que a abertura dos setores da cultura só ocorreria quando a cidade estivesse na fase verde.
A Fase Amarela do Plano São Paulo determina para eventos, convenções e atividades culturais:
• Permitido após a região ficar ao menos 28 dias consecutivos na fase amarela.
• Ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local.
• Obrigação de controle de acesso, hora marcada e assentos marcados.
• Venda de ingressos de eventos culturais em bilheterias físicas, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento.
• Assentos e filas respeitando distanciamento mínimo.
• Proibição de atividades com público em pé.
• Adoção dos protocolos geral e setorial específico.