O governo federal deve iniciar uma iniciativa para proteger e desenvolver a indústria alemã de feiras.
A conferência dos ministros da Economia dos estados federais concordou com essa demanda em reunião realizada em 30 de novembro de 2020.
Isso deve garantir que o maior número possível de feiras internacionais importantes continue a acontecer na Alemanha, já que as empresas alemãs de médio porte, em particular, têm as condições ideais para fortalecer seus negócios de exportação.
As autorizações para feiras comerciais também devem ser elaboradas pelas autoridades de saúde de forma que os cancelamentos de curto prazo sejam evitados se o número de infecções aumentar.
O grande número de cancelamentos pode levar a danos irreparáveis para os organizadores e para a rede de prestadores de serviços por meio de falências, segundo os ministros da Economia dos estados federais.
Também deve haver condições de estrutura confiáveis em outras áreas, tais como a entrada livre de participantes de feiras de comércio internacionais.
No âmbito das competências dos estados federados, deve-se tentar retomar a realização da feira o mais cedo possível.
A conferência pediu ao Ministério Federal da Economia que continue a participar ativamente das consultas e negociações para fortalecer as feiras comerciais na Alemanha.
“Este é um apoio valioso e incentivo para a indústria de feiras, tendo em vista o declínio nas vendas dos organizadores e prestadores de serviços de 70 a 80% em 2020. Cada passo em direção a condições estruturais mais estáveis para feiras comerciais também significa um apoio a economia como um todo”, comemora Philip Harting, presidente da Associação da Indústria Alemã de Feiras e Expositores (AUMA).