Estande sustentável da Suvinil na Haus Decor 2023 conquista premio em categoria do Red Dot Design Award

Anúncio ABIMAD39

A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, venceu prêmio Red Dot Design Award 2023, um dos mais renomados em design do mundo, na categoria “Fair Stands”, com estande assinado pelo escritório de arquitetura OHTAKE.

O espaço foi criado para a primeira edição da Haus Decor, feira de arquitetura, design de interiores e construção, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, em São Paulo.

O projeto, que foi pensado para apresentar os lançamentos e o conceito de sustentabilidade da marca aos visitantes, apresentou referências do movimento antropofágico do modernismo brasileiro e do surrealismo de Tarsila do Amaral.

Entre cores, cheiros e texturas, o ambiente proporcionou experiências sensoriais e muito conteúdo para quase 16 mil pessoas que passaram pelo estande durante os quatro dias de evento.  

Anúncio

Para Renato Firmiano, Diretor de Marketing da Suvinil, conquistar um prêmio de design com estande pautado em sustentabilidade, foi um passo muito importante para a marca.

“Com a sustentabilidade como um dos principais compromissos da Suvinil, criar junto ao escritório OHTAKE um espaço que fugisse do habitual”, aponta.

“Usar materiais recicláveis, como piso feito de argilas e paredes de tecido tingido com pigmentação mineral, fez com que pudéssemos materializar a nossa visão por uma atuação mais sustentável, provocando mais conscientização de todo setor sobre o tema”, completa.

No estande, casulos convidaram os visitantes a exercitarem os sentidos em um ambiente que fez alusão ao contato com a terra, em conexão com o lançamento de uma solução mais sustentável, a Suvinil Toque da Terra, massa para efeitos com pigmentação 100% mineral.

No espaço, a marca também apresentou a nova Embalagem de Papel para a linha de vernizes, além de oferecer palestras sobre tendências e sustentabilidade com nomes da arquitetura e design brasileiros.

Para o arquiteto e urbanista Rodrigo Ohtake, receber um prêmio ao lado de Suvinil, com temas tão relevantes para a marca, como sustentabilidade, reforça os ideais do escritório.

“O Red Dot é uma das premiações de design mais relevantes do mundo. Seu corpo de júri é altamente qualificado, o que o torna muito confiável”, comenta.

Somado a isso, o arquiteto conta que o último prêmio que Ruy Ohtake, seu pai, ganhou foi o Red Dot. “E agora, nessa nova fase do escritório, foi o primeiro que ganhamos. É uma conexão bonita”, finaliza.  

Comprometida do início ao fim do projeto com a sustentabilidade, a Suvinil endereçou o piso e os bancos usados na montagem do estande, de maneira correta para a reciclagem.

Além disso, o tecido estruturado como parede do ambiente, se transformou em um elemento para novo uso.  

Ainda: a marca compensou às emissões de 9,93 toneladas de CO2 equivalentes geradas durante a participação na Haus Decor, com o plantio de 72 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

A certificação da compensação foi autenticada pela Fundação Eco+, consultoria para Sustentabilidade mantida desde 2005 pela BASF.